PACIÊNCIA

A paciência é jóia rara em nossos dias, não obstante haver tanto esforço apaziguador a propósito de semear a tranquilidade. O fato é que uma característica marcante da sociedade pós-moderna é a deficiência desta grande virtude.

A paciência nutre as inteligências que produzem as grandes descobertas. Ela amortiza os mais estúpidos ataques da agressividade. Ela protege a comunicação dos mais saudáveis relacionamentos. E mantém a ordem pública na misteriosa terra do estado de espírito.

Valorizamos a coragem para enfrentar desafios, a segurança e a força da argumentação. Valorizamos a disposição para correr riscos e a corruptível glória do sabor da vitória. Mas esta formatação de raciocínio revela-se deficiente diante da complexidade da vida.

O sábio pastor Arthur Sartori disse certa vez: "Gosto da paciência pois ela é paz + ciência." Deve ser poristo que Jesus Cristo disse: "Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração." Quem é manso, tem paz com Deus e consigo mesmo porisso porta-se com mansidão e temperança diante de seus semelhantes (paz). E quem é humilde, tem disposição de aprender até mesmo de uma criança (conhecimento), não necessita esconder a própria ignorância a fim de preservar uma pretensa reputação.

Que a luz de Deus ilumine nossos entendimentos para que encontremos essa jóia perdida entre as avenidas de nosso coração e percalços de nosso já conturbado dia-a-dia.

A paz do Senhor seja convosco!

Heleno Pedroso
Enviado por Heleno Pedroso em 07/07/2012
Código do texto: T3765225
Classificação de conteúdo: seguro