Chapéu - Um Bom Costume Abandonado

Os brasileiros não possuem o bom costume de utilizarem chapéus nas suas cabeças. Mas nem sempre foi assim. Antes da Segunda Guerra Mundial, era comum o uso desses adornos pelos homens e mulheres da nossa terra. Eles serviam para proteger a cabeça do nosso sol tropical, além de trasmitirem uma certa elegância aos usuários. Possivelmente, a influência do cinema e da mídia em geral induziram a população a abolirem esse saudável costume. Alegando que tal adorno houvera saído de moda e era cafona.

Na verdade, o chapéu, acima de qualquer moda ou infuência, é um equipamento de proteção do corpo humano, assim como são os óculos de sol e o protetor solar. Portanto, a volta ao uso desse artigo pelos brasileiros, por meio de propagandas governamentais ou de empresas privadas, seria uma alternativa para a proteção da nossa população perante uma série de doenças da pele, como, por exemplo, o câncer de pele. E levando em consideração a idéia de que é melhor previnir do que remediar, isso reduziria as internações e os tratamentos médicos, além de outras despesas públicas e privadas na área da saúde.

Fábio Pacheco
Enviado por Fábio Pacheco em 26/05/2012
Reeditado em 26/05/2012
Código do texto: T3689593
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.