Sobre a Vaidade e o Despeito na Literatura

Não consigo entender os verdadeiros motivos de um escritor se meter no trabalho do seu colega de ofício. Graças a Deus, eu nunca fui intrometido nem sofri a intervenção de ninguém. Mas eu vejo que isso é algo corrente no mundo literário. Eu desconfio que isso seja decorrente de uma mistura de vaidade e de despeito dos mais antigos.

Vaidade porque os escritores mais antigos não querem perder o seu "honroso" espaço para os mais novos e despeito porque não gostam de ver o sucesso literário dos escritores de gerações posteriores as suas. Olhando pelo viés psicológico, eu julgo que isso seja decorrente de uma postura de autoproteção, de autodefesa.

Em síntese, o que falta no meio literário é um pouco mais de humildade e de respeito para com os trabalhos dos colegas mais jovens. Estes que muitas vezes sacrificam os seus recursos financeiros e a sua vida social para produzirem um livro. Se eles são bons ou ruins no seu ofício de escritor, é o leitor quem vai julgar. E assunto encerrado.

Fábio Pacheco
Enviado por Fábio Pacheco em 11/05/2012
Reeditado em 11/05/2012
Código do texto: T3662111
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.