Um Bom Exemplo de Implantação: as Ciclovias de Ipojuca - PE

De acordo com muitos especialistas, a ciclovia deve ser vista como um meio de transporte alternativo, e não apenas como um caminho para a prática do ciclismo esportivo. Baseado nessa argumentação, destaco como bom exemplo de implantação as ciclovias do município de Ipojuca - PE. Os distritos de Maracaípe, Porto de Galinhas e Nossa Senhora do Ó são inteiramente interligados por uma eficaz rede de ciclovias com 2,00 m de largura, protegidas e isoladas por placas de concreto armado, que foram bem sinalizadas e bem projetadas arquitetônicamente e urbanísticamente.

Elas atendem a uma demanda crescente de moradores e turístas da região e facilitam a circulação de pessoas ao longo da malha viária, de uma forma sustentável e saudável. Portanto, sem dúvida, esse conjunto de ciclovias serve de referência para outras futuras implantações no nosso estado e na nossa capital. Olhemos com mais carinho para os bons exemplos existentes e procuremos segui-los, ao invés de tão-somente criticarmos a realidade urbana das nossas cidades. Afinal, a população tem o poder de mudar, tem o poder democrático de exigir os seus direitos perante os poderes públicos.

Fábio Pacheco
Enviado por Fábio Pacheco em 12/04/2012
Reeditado em 12/04/2012
Código do texto: T3608759
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.