O conhecimento oculto

O mundo material não é feito de espírito, assim como o mundo espiritual não é feito de matéria, mas os pensamentos estão em ambos. Então como se poderia pressupor que o mundo espiritual fosse fantasia, se esta não passa de pensamento? Seria o mesmo que um espírito supor que o mundo material fosse feito de pensamento. Assim, o pensamento é apenas a forma das inteligências material e espiritual se interligarem. Isso quer dizer que o espírito não é apenas uma ideia, o que pode ser comprovado por uma análise interior que uma pessoa pode fazer para se conhecer.

O primeiro passo para conhecer o Universo material e o mundo espiritual é conhecer-se a si mesmo. Para se conhecer, a pessoa deve se desvencilhar de todo o preconceito e de toda a fantasia humana e avaliar os pensamentos intuitivos que lhe vêm à mente, sem julgá-los por critérios culturais humanos. Assim, a pessoa deve jogar de lado todas as formas de defesa psíquica que desenvolveu ao longo da vida e fazer valer a realidade latente que tem dentro de si e que deve ser extraída num momento mais avançado do processo de autoconhecimento.

Além do autoconhecimento, e junto com ele, há de se fazer uma crítica à realidade dos sentidos e pensar de forma diferente da convencional, buscando criticar as ideias pré-estabelecidas e até criar novas ideias, buscando o caminho da auto-iniciação, sem preconceitos quanto à realidade inconsciente tão pouco conhecida.

A realidade inconsciente tem caráter místico e a sua lógica depende de pessoa para pessoa, mas vale salientar que, diferente da realidade inconsciente, a consciência atua através de uma lógica convencional e prática, que auxilia os sentidos no processo de conhecimento do Universo. Assim, há diferentes tipos de realidade no Universo, mas poucas são conhecidas, pois é necessário fazer um esforço consciente sobre o inconsciente para trazer à tona a lógica que ele oculta.

Ulisses de Maio
Enviado por Ulisses de Maio em 28/03/2012
Código do texto: T3581904
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.