ATÉ AI TUDO BEM

Ganhei meu carnaval, não sai de casa, fiquei com minha filha de 08 anos e com meu marido (por vontade própria) todos da minha família viajaram dos dois lados, até ai tudo bem.

Minha Rayla tinha um Trabalho de Português para fazer e eu comecei a ajudá-la,

pois tinha prometido que no feriado faríamos isso, até ai tudo bem.

E me disse: Mãe tenho que ler o livro BIA NA ÁFRICA, e fazer um álbum com as perguntas e um mural para serem apresentados dia 28 de fevereiro, até ai tudo bem.

Fui ler o livro, e depois ela o leu, uma leitura infantil e apaixonante, uma história miúda e real sobre o Continente Africano, especialmente passando por Angola, onde eu vi os olhos da minha pequena cheios de emoção ao descobrir as coincidências dos brasileiros com o povo angolano, e em cada página ela estava dentro da História, lado a lado com a personagem (BIA) e falamos de danças, lutas sociais, religiosidade, fome, favelas e medos, na linguagem mais humana que saia da boca dela e com uma admiração sem tamanho, em cada igualdade que se percebia ela fazia perguntas que me deixava feliz, até ai tudo bem.

O meu ganho foi saber que minha filha jamais esquecerá esse carnaval, e essas descobertas que já eram minha e estavam meio que adormecidas TEMOS TODOS NÓS UM PE NA ÁFRICA) e

em cada irmão negro um orgulho, nossas famílias são misturas de todos os povos, um continente tão longe e tão parecido, cheio de mazelas e riquezas um povo alegre e sonhador que mesmo na dor contagia e vibra com a vida. Sabemos das doenças sociais que como aqui no Brasil as culpas são especificamente dos poderes públicos.

Acredito que minha pequena tenha crescido um pouco no mundo dela ainda de bonecas, e de uma maneira não intencional custou a adormecer nesses dias talvez pelas escolas de samba que assistimos que por coincidência algumas traziam temas sobre África ela ficava cada vez mais empolgada com esse mundo tão distante, tão perto,nesse carnaval, ou melhor dentro da nossa casa, ou pela leitura ou pela visão apoteótica do Universo chamado APRENDIZADO.

ATÉ AI TUDO BEM.

ELIENE ALVES
Enviado por ELIENE ALVES em 23/02/2012
Código do texto: T3515385
Classificação de conteúdo: seguro