Pendencias

Ter todos os motivos para ser feliz. Para celebrar a vida. Para harmonizar com a paz cósmica... e ter que ver, constatar que nada é tão óbvio, tão definitivo. Os fatos demonstram que as dificuldades são corriqueiras nas nossas vidas. Tão corriqueiras que não as consideramos mais como dificuldades. Mas sim ignorâncias humanas. Bloqueios mentais. Incapacidades de oferecer um abraço, uma mão estendida, um olhar carinhoso, um sorriso. Sim, um sorriso bastaria para transformar tantas dificuldades em simples atos de boa vontade, de confiança, em lembrança de pertencimento, em atitudes fraternais. Um sorriso em lugar de um olhar reprovador, poderia significar um pedido de desculpas pela agressividade e pela falta de amor e até de compaixão pelo irmão próximo. Pelo filho. Pela mãe. Pelo irmão. Pelo pai. Um sorriso com bem querer. Um sorriso com um abraço mesmo que camuflado de indiferença. Um sorriso e o amor devido naturalmente aos momentaneamente responsáveis pelas dificuldades de ambos , de todos.

Deveríamos ter em mente que sempre podemos trocar de lugar, em vez de acusador ser o acusado, em vez de vítima ser o agressor . E tudo se voltar contra ti, ou eu, que outrora sofremos as duras penas do desprezo ou do esquecimento quem sabe até involuntário daqueles que sempre amamos e também possivelmente magoamos ou esquecemos, por um motivo ou outro. Medindo a dureza de nossos atos teríamos a medida exata da dor causada, da tristeza sentida, do isolamento causado, tão sofrido, destituído do amor e bem querer a que todos reclamamos o direito.

07/11/2011.