Lições direto da arena do UFC

Assim como no tatame, as nossas batalhas começam bem antes de iniciar. Se você, por exemplo, estiver fora dos padrões de seu adversário, como o lutador fora da pesagem oficial de sua categoria, pode ser penalizado antes mesmo de começar.

E é sua obrigação seguir a disciplina que o levará ao resultado, mesmo que para isso seja obrigado a abrir mão de coisas prazerosas. Ou seja, é melhor correr atrás do prejuízo antes que a oportunidade lhe escape das mãos.

Por outro lado, procure competir na sua categoria, com adversários de sua estirpe. Não se meta naquilo que não lhe é familiar. Reconhecer suas limitações e competências é o caminho para vencer.

Há pessoas que sonham com oportunidades para as quais não estão preparadas, querem postos e empregos pela remuneração oferecida, mas esquecem de enriquecer o próprio currículo.

Quem não está preparado, não deve subir no tatame. São as técnicas adquiridas em longas horas de treinamento que garantem o caminho para vitória do lutador.

Na vida, funciona assim também, as chances de sucesso aparecem com mais frequência para aqueles que se preparam. Passar em um concurso, abrir um negócio, ser aprovado ao final do curso depende exclusivamente de seus esforços durante o processo.

Agora, se você já está no tatame; Parabéns! Certamente, você já tem o currículo que justifica o lugar onde está.

É o momento de colocar em ação tudo o que aprendeu. E na vida, assim como no tatame, nenhum conhecimento é em vão. Os competidores usam técnicas de várias lutas, misturam golpes, multiplicam movimentos.

O mesmo vale no caminho para o sucesso, nenhum conhecimento pode ser desconsiderado. Não existe conhecimento pior, ou melhor. Sempre aparecerá uma situação, um contexto onde você poderá evidenciar as lições daquele curso de etiqueta, de gastronomia ou aquelas aulas de relacionamento interpessoal.

Seja ousado também, mas não seja desleal. O início da luta depende da iniciativa de alguém e, geralmente, aquele que inicia o combate passa a impressão de coragem, de determinação. Enquanto, o adversário fica com a opção de defesa.

Noutras palavras, tome a iniciativa. Ouse dentro dos limites da legalidade. Mostre-se.

A sequência dos golpes poderá levá-lo a vitória. E os lutadores sabem que tem um tempo certo para acertar. Naqueles rounds seguidos, eles se empenham para demonstrar mais técnica, mais habilidade.

Aprenda com eles. Procure focar-se no tempo disponível, procure se aperfeiçoar. Desempenhar seu papel, da melhor maneira, no tempo que dispõe.

A vida não é eterna, a vida tem prazo de validade também. E existem coisas para as quais o tempo é pré-estabelecido. Por exemplo, escrever uma monografia, entregar um projeto, preparar-se para uma avaliação, ter filhos.

Se você venceu, ótimo. Pegue seu cinturão, comemore, mas volte ao treinamento.

Nenhuma luta é ponto de chegada. O lutador sabe que estará sempre ameaçado por outros que pleiteiam o que ele conquistou.

O mercado de trabalho é exatamente assim, quando você for promovido ou alcançar a carreira ou o cargo desejado, lembre-se de manter-se em constante reciclagem.

A vida não para e o conhecimento nunca se estagnará.

15/01/2012

Adelaide Paula
Enviado por Adelaide Paula em 15/01/2012
Reeditado em 15/01/2012
Código do texto: T3441625
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.