Rejeição por quê?

Esse é o pior sentimento que alguém já pôde um dia sentir.

Consiste em sentir-se não querido, não amado, não aceito, não preterido.

É sentir-se discriminado, humilhado.

Provoca a sensação de abandono e de depreciação.

Por sentir-se na insegurança, esse sentimento alimenta o medo da exclusão.

O medo do sofrimento pode fazer com que pessoas façam escolhas, invariavelmente, inviáveis que de alguma forma levarão ao abandono. Ou passam, aparentemente de maneira inexplicável, a rejeitar para não serem rejeitadas.

Essas pessoas vivem em constante estado de alerta e adoecem por medo de não agradar.

Fazem mais do que o possível, fazem o impossível até.

As pessoas emocionalmente maduras lamentam a perda, mas tocam suas vidas.

As que são imaturas, com baixo autoestima, resistem à perda, reagem a ela como se perdessem a si mesmas e não ao outro. E sofrem muito mais e paralisam-se no tempo.

A sensação crônica de rejeição leva à ansiedade, à raiva, à depressão, ao ciúme patológico e a pessoa pode procurar o lenitivo no álcool, na droga ou na comida. Em casos extremos pode levar ao suicídio ou homicídio. É desespero total! É já estar morto em vida.

É preciso resgatar a autoestima onde quer que esteja para a cura acontecer.

A rejeição cria feridas abertas, mas é possível de ser curada.

Pessoas que têm sensação íntima de capacidade, valor pessoal e merecimento, ou seja, de auto-respeito, têm melhores condições de avaliar os outros e escolher adequadamente. Mostram-se seguras, confiantes, respeitam-se e inspiram respeito nos outros. São pessoas conscientes de seu valor de terem algo a oferecer, de serem merecedoras de um algo que idealizaram e não que são meramente supridores de carências. Escolhem por opção e não por falta de. A autoconfiança gera previsões adequadas que se auto-realizam.

É fundamental, caso queiram modificar seu próprio destino afetivo, que se auto conheçam, remontem aos fatores inconscientes desta insegurança, que trabalhem esta sensação íntima de falta de merecimento e seus sentimentos de inferioridade.

Para ser realmente feliz é preciso amar-se de verdade antes de tudo. Aí não haverá sentimento de rejeição que sobreviva, pois a própria pessoa deu conta de colocá-lo longe de seu alcance e de seu coração. E isso por opção, com certeza!