Sobre o Poder da Linguagem

Desde o primórdios da humanidade o ato de se expressar por meio de signos linguísticos é praticado. A princípio, por meio de pinturas e frases pequenas. Com o passar dos séculos, a linguagem se aperfeiçôou. Foram criados os alfabetos, as línguas nacionais, os dialetos e, enfim, surgiu a linguagem impressa. Primeiramente os livros, depois os jornais e as revistas.

Mas qual será o maior objetivo da palavra? Eu presumo que seja a persuasão, o ato de fazer acreditar, de convencer alguém. A Retórica é o exemplo capital dessa utilidade. Diversos autores apontam-na como uma arma perigosa contra as massas populares. Pois ela seduz, alegra e converte os pensamentos dos que tem pouca escolaridade. E é evidente que a Política usa a Retórica para conquistar a sociedade.

Eis abaixo a maneira mais usual e eficaz de acontecer o fenômeno:

Orador - Linguagem - Meio de Comunicação - Público.

A palavra como demonstração de poder, de inteligência, de superioridade, sintetiza muito bem o que ocorre no nosso país. E a linguagem que antes era meio, torna-se fim, torna-se sucesso profissional e financeiro.

Todos os Direitos Reservados pelo Autor.

Fábio Pacheco
Enviado por Fábio Pacheco em 23/12/2006
Reeditado em 27/12/2006
Código do texto: T326298