Preconceito

Segundo o Aurélio, preconceito é "conceito ou opinião formados antecipadamente, sem maior ponderação ou conhecimento dos fatos".

E como nós, tupiniquins, somos preconceituosos! Somos tão preguiçosos intelectualmente que não ponderamos, não analisamos nada com minúcia. Somos rápidos por causa da preguiça.

Somos preconceituosos em tudo, em toda área do conhcimento. Quando se pergunta a um brasileiro sobre o que ele entende da palavra "preconceito", ele responde, numa tirada:

- É ofender uma pessoa de cor!

E com essa tirada, vem um turbilhão de jargões politicamente corretos. Para o brasileiro, ser preconceituoso é ser racista. E ser racista é cometer preconceito contra uma pessoa negra. Não que isso não seja verdade, mas não é só isso preconceito. Não é só isso ser racista.

O preconceito é simplesmente uma idéia que formamos a respeito de qualquer assunto sem muito estudo, averiguação, pesquisa, etc. O racismo é um tipo de preconceito, pois é uma idéia sem muitas ponderações. Como acreditar que o branco seja mais inteligente que o negro? Ou que o branco seja mais limpo que o negro? Mas estas idéias ainda são preconceitos e não racismo. Pois o branco pode ser mais inteligente que o negro, mas não todos os brancos são mais inteligentes que todos os negros. E aqui, ainda podemos questionar: o que é inteligência? Num país, que tem como referência intelectual aqueles que estão na midia, não pode ser levado muito a sério o que ele pensa sobre este assunto.

Bem, não divaguemos muito. O que podemos dizer é que o preconceito é típico de nosso povo. Agora veremos se o racismo também é típico.

Numa pesquisa feita pela midia sobre racismo, o interlocutor abordava as pessoas da seguinte forma: "Você é racista?" De maneira que as pessoas respondiam prontamente: "Não". Então, o interlocutor, novamente, perguntava: "Qual foi a última vez que você namorou uma pessoa negra?" Diante desta segunda inquirição, as pessoas se assustavam. Muitos não conseguiam acompanhar a lógica das questões. Alguns compreendiam que fora preparada uma arapuca. E muitos respondiam: "Bem, não sou racista ou preconceituoso, mas nunca namorei uma pessoa negra". Diante desta resposta, o interlocutor marcava mais um "xis" no quadrinho dos racistas. Conclusão da pesquisa: "O Brasil é um país racista ao extremo. Seu racismo é velado, porém real".

Quando soube desta pesquisa, entendi que para o brasileiro, racismo é um crime contra negros. Preconceito é uma atitude contra negros. O racismo e preconceito contra judeus, evangélicos, aleijados, gordos, magros, brancos, etc., não passa de uma brincadeira natural do povo tupiniquin.

Em Recife, um senhor foi preso por racismo, ao chamar um outro senhor de "negro safado". Mas as diversas vezes que este senhor, judeu branco, fora reclamar que estava sendo humilhado por ser chamado de "judeu safado", ouvira diversas vezes, do mesmo delegado, que tinha mais o que fazer. Mas acredito que este tipo de ofensa não interessa a midia tupiniquin. As várias humilhações que passam os evangélicos são apenas fruto de uma característica infantil do povo brasileiro.

Enfim, o brasileiro é realmente um povo racista. Mas o racismo punido no Brasil é aquele voltado contra os negros. Todos os outros tipos de racismos são tolerados. Bem, se queres viver politicamente correto na Terra de Cabral, é melhor que fique "antenado" às notícias de nossa midia.

Rodiney da Silva
Enviado por Rodiney da Silva em 13/12/2006
Código do texto: T316613
Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.