Felicidade e vitória

Eu me tornei mais feliz quando aprendi a separar “felicidade” de “vitória”. Como a gente vive em busca tanto de felicidade como de vitórias, normalmente se confunde pensando que é a mesma coisa. Um engano sutil. Porque a nossa felicidade não depende das nossas vitórias. E o contrário pode acontecer: obteremos mais vitórias se formos felizes primeiro. Podemos ser felizes aqui e agora, sempre, vencendo ou não. Na vida, nem sempre é possível vencer. Muitas vezes nós precisamos mesmo da lição aprendida por meio de alguma derrota. E ao se atingir a vitória, a satisfação pode durar pouco e já partimos em busca de outra. Uma eterna busca. Já a felicidade não precisa ser buscada, alcançada, mas simplesmente sentida, vivida. É claro que a vitória nos traz felicidade. Mas devemos ser felizes sempre: vencendo, perdendo ou em meio às nossas buscas incessantes.

(Catalão, 17/07/2011)

Hélio Fuchigami
Enviado por Hélio Fuchigami em 17/07/2011
Reeditado em 11/08/2011
Código do texto: T3101650
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.