O que fizeram com a opinião e a verdade?

- O texto na verdade é um desabafo, e vai abordar sobre alguns assuntos que acontecem no cotidiano das pessoas, e que se tornaram tão comuns ao ponto das mesmas não notarem.

- Pois bem, para começar, lhes pergunto: Porque as pessoas dizem que dão tanto valor à sinceridade se nós não podemos ser realmente sinceros? Sim, isto que você acaba de ler, nós não podemos mais ser sinceros, para o nosso próprio bem.

Por experiência própria, não dê sua opinião verdadeira, se esta for contrária a opinião alheia, ainda mais se for sobre vestuário. Existem pessoas que simplesmente piram se você disser que sua roupa está feia. Ou quando falamos "Posso ser sincero? Você está com uma barriguinha mesmo", quando a mulher só queria ouvir um "Nada! Você está muito bem!". Bom, nem é preciso dizer o "pitííí" que algumas pessoas dão quando são contrariadas, ou quando não concordamos com sua opinião.

- Se você não aceita a verdade, porque pede uma opinião sincera?

- Será que é porque você já se habituou a ouvir somente o que gostaria de ouvir?

- A verdade é uma afronta à você?

Às vezes eu paro para pensar, e concluo que seríamos muito melhores se pudéssemos enxergar nossos defeitos, e de certa forma, ao conhecê-los, poderíamos tentar melhorar um pouco.

As pessoas perderam a essência, o conteúdo, elas vivem de aparências, atrás de máscaras. Você não precisa mentir pra ser considerada uma pessoa legal, não precisa puxar o saco de alguém para que esta pessoa te ajude, ou faça algo por você. Eu pelo menos sou um dos que defendem a idéia de que é melhor você ser o que é de verdade, ter sua opinião própria e ser feliz ao lado daqueles que você realmente admira, do que participar desses jogos.

Uma vez uma pessoa me perguntou o que eu achava dela, e eu a respondi da seguinte forma: “Olha, você é uma pessoa legal, simpática, mas acho que você deveria mudar um pouco seu comportamento em relação às suas amigas mais novas, no intuito de cuidar mais da integridade delas, tomar conta, ao invés de induzi-las a beber até cair, entre outras coisas que vocês fazem juntas. Mesmo porque você é mais velha e elas ainda não estão na idade de fazer esse tipo de coisa com freqüência. ” Eu fui bem franco em relação a isso e o que aconteceu? Ela nunca mais quis falar comigo. Esse é só um caso, não creio que eu tenha dito algo que denegrisse a imagem dela. Mas aconteceu. A verdade costuma machucar, pessoas preferem viver na mentira, e está tudo bem!

O intuito deste texto, como outros que eu venho escrevendo, é fazer com que pessoas reflitam sobre determinados assuntos.

Para que não fique muito extenso, deixo, para refletirem sobre as seguintes perguntas:

- Você já parou pra pensar se você é uma pessoa que aceitaria a verdade nua e crua?

- Você é capaz de aceitar seus próprios defeitos?

- Você tem coragem de ser sincero se uma mulher te perguntar: “como está meu vestido?” e você após ver que está horrível dizer a verdade?

A certeza é de que você deve estar pensando sobre as várias vezes em que mentiu para agradar à outrem.

Bom faça um teste um dia, seja 100% sincero durante 24 horas, e depois me conte às surpresas que terás.

No mais é isso, espero que alguém possa ter absorvido algo útil do texto, que deu origem a seguinte frase:

“A verdade por mais que dolorida, é muito mais válida do que uma carinhosa mentira”. (Ighor Mattos Granado - 11/02/2011)

Ighor Mattos Granado
Enviado por Ighor Mattos Granado em 23/06/2011
Reeditado em 23/06/2011
Código do texto: T3051818
Classificação de conteúdo: seguro