Eleições 2.010 - A Evolução do Contexto Brasileiro

O Brasil está evoluindo em todos os aspectos? Sim, isso é evidente. Mas essa onda progressista já existe desde os tempos de Getúlio Vargas. Desde quando foi quebrada as correntes impostas pela elite do café e do açúcar do início do século passado. Essa evolução é constante, às vezes com mais intensidade, às vezes com menos intensidade, porém, há mais de setenta anos ela perdura. Isso é natural e inatingível. Não é causada por um partido, por um grupo de homens, ou ideologia, mas sim pelo próprio progresso democrático, pelo amadurecimento político - social de uma nação.

No entanto, é importante ressaltar que uma boa gestão política e econômica catalisam esse desenvolvimento nacional. Isso ocorreu, por exemplo, nos governos de Juscelino Kubischek, Fernando Henrique Cardoso e Luis Inácio "Lula" da Silva. Cada uma deles teve as suas virtudes e seus erros, mas, fazendo as contas, todos foram úteis para o nosso país. Por isso, não é preciso brigas intermináveis para ver quem foi o melhor presidente, ou a melhor gestão. Isso não é saudável para a democracia brasileira. O país cada vez mais se fortalece no contexto doméstico e internacional, tornando-se referência para os países vizinhos e para todo o mundo. E todos nós somos responsáveis por isso, não somente os políticos que foram ou são gestores da nossa nação.

Fábio Pacheco
Enviado por Fábio Pacheco em 24/09/2010
Reeditado em 25/09/2010
Código do texto: T2518347
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.