Educação. É demodê?

Vamos refletir sobre Educação?

Vejam só, estes dias estive novamente contemplando as pessoas.

Pensei comigo mesma: -Meu Deus, como esse planeta está repleto de pessoas. Ah, pessoas, pessoas, eu amo as pessoas. Gosto do cheiro de gente, gosto do contato com gente, gosto de abraçar gente, gosto de conversar com gente...

Muitas vezes fico parada, analisando-as, fazendo-as sorrir, contando historinhas, sei lá.. Eu gosto mesmo é de gente. Gosto do calor humano. Eu amo o povo.

Mas daí estou 'grilada' (termo demodê) com o jeito desajeitado e mal educado de tanta gente... Meu Deus, quanta gente mal educada!

Esqueceram-se ou nunca aprenderam as palavrinhas 'mágicas': Bom dia, Boa tarde, Boa Noite, Licença, Por favor, Por gentileza, Por Obséquio, Perdão, Obrigada...

Como sou uma eterna observadora da humanidade, tenho percebido isto. Ah, tenho muitos exemplos. Fico estarrecida ao ver as pessoas desembarcarem dos coletivos, esbarrando noutras, umas subindo simultaneamente enquanto outras descem, pessoas aparentemente desesperadas para adentrarem num metrô, num coletivo, correndo para chegarem ao elevador ou às escadas das escolas e universidades. Umas esbarrando noutras... Ufa. Eu paro e contemplo, contemplo, contemplo... Nossa que gente é essa, heim?

Fico sorrindo dentro em mim e filosofando: Que diacho de gente é essa? Que correria medonha é essa?

Daí, respiro fundo, sorrio para mim mesma e me compadeço da humanidade que corre, corre, grita, pisa, chuta, diz pornografias, não usa as palavrinhas mágicas citadas acima. E ainda acham que é para ser assim mesmo. Ainda me dizem: É a Modernidade, querida. Oh, que lástima!

Ah, e o que mais me surpreende na sociedade atual é que quando nós adotamos práticas de educação que estão atualmente tão fora de moda (demodê), somos olhados com indiferenças e até preconceitos. Sinceramente tenho dó de pessoas mal educadas...

Ei, se você é mal educado, que tal mudar alguns conceitos? Que tal começar a observar mais o seu semelhante? Seja mais contemplativo (a). Observe as coisas, as pessoas, os animais, sei lá...

Só sei que adoto um lema para comigo mesma, que diz: "meu jeito é esse, (educada) me queira bem que não custa nada". Contudo, prossigo minha peregrinação nos solos desta terra, lançando nobres sementinhas de ternura, justiça, carinho, afeição, amizade, cordialidade e pricipalmente de educação. E olha que já faz quase meio século que aprendi esta lição.

Vez por outra, quando me pego infringindo uma regrinha de educação, afinal, eu erro também, logo me vem à mente: Ei garota, não foi assim que sua mãe lhe ensinou....

Queridos, sejamos mais educados, mais sociáveis, mais solidários, mais humanos, mais empáticos, mais amenos, mais constantes.

Educação! Passe adiante!

Contos e Encantos
Enviado por Contos e Encantos em 23/09/2010
Reeditado em 23/09/2010
Código do texto: T2515901
Classificação de conteúdo: seguro