Buquê: Tradição ou Contradição?

Desde menina, assisto vários casamentos, admiro todos os detalhes, decoração, e sei que esse conjunto reflete os gostos dos pombinhos.

Muito bem, tudo estava em plena harmonia, até que algo desafinou meus pensamentos: Qual significado do buquê?

Pesquisei na primeira página do site de busca: "Buquê é uma tradição e significa fertilidade." Também entendo que sua composição define a personalidade da noiva... Perfeito, acho lindo, mas tem algo que me incomoda de verdade...

As vezes, nosso coração é tão sensível, que se assemelha uma flor. Quando bem tratada, encanta, exala seus aromas, vibra com suas cores, atrai beija-flores. Porém, se machucada, definha lentamente...

E por qual motivo, alguém arranca, friamente, lindas flores de seu habitat natural? Consigo sentir a dor dessa rosa, indefesa, sendo desarraigada por mãos insensíveis... para quê? Concluo que é um mero exibicionismo, da nudez de uma flor ainda vistosa, mas que morrerá, sem que ninguém a note...

Comparo essa rosa ao meu sentimento, e que simbolismo essa tradição assegura? Contagem regressiva da fertilidade? Últimos momentos do desabrochar à vida? Repito, últimos...

Desde agora, não consigo pensar como menina, e confesso que não encontro argumento para me harmonizar à tradição. Algo maestra mais forte: contradição!

Yasmin Amira Di Amante
Enviado por Yasmin Amira Di Amante em 03/09/2010
Reeditado em 05/09/2010
Código do texto: T2476699
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.