Sobre as boas pessoas

Integridade, honestidade, sinceridade, fidelidade, amor, amizade entre outros são sentimentos e qualidades de pessoas ditas "boas pessoas", mas em pleno século 21 esses sentimentos e qualidade parecem está deixando de existir.

Em uma boa conversa com um amigo tempos atrás, houve uma pergunta que me instigou a uma busca que aqui descreverei o resultado, o tal amigo meu perguntou "porque as pessoas escolhem ser más ?", na ocasião não tive resposta plausível ou logica, porem decidi encontrar por mim mesmo a resposta, visto que existia uma necessidade em mim de encontra-la, bom caros leitores, a resposta já havia sido dada a muito tempo por uma boa senhora muito conhecida, madre Teresa de Calcutá, mas que eu desconhecia na época. Comecei uma verdadeira mudança em minha própria vida, juntei entre os valores e qualidade descritos no começo desse texto uma outra vasta gama de valores e qualidades que julguei corretos e justos, entre eles cuidar do meu corpo, da minha mente e do meu espirito, ser justo mesmo ao custo da minha condenação, ser sempre verdadeiro, eliminar a hipocrisia, entre outras qualidades, é claro que não consegui eliminar 100% de todos os defeitos mas me atrelei a muitas qualidades que achei corretas e tentei me tornar um ser humano melhor.

No começo da minha nova vida, não vi dificuldades em ser o ser humano que idealizei, e acima de tudo continuava não entendendo porque as pessoas eram como eram, porque escolher a "maldade" em detrimento da "bondade". A resposta entretanto não demorou a vim, tão logo as pessoas perceberam o que eu me tornara, tão logo começaram a tirar proveito de tudo isso.

Percebi que quando mais eu dizia que gostava das pessoas, mais me exigiam por esse gostar, ao passo que se dava, chegava uma hora que não tinha mais como seguir em frente e desse ponto, diante da impossibilidade de dar os que os outros queriam, o gostar se transformava em falsidade aos olhos de todos, e ninguém mais lembrava das coisas boas que foram feitas e estas inclusive eram distorcidas em prol de algo mais vil. Percebi que a honestidade é um fardo pesado, pois quanto mais honesto e correto se é, mais suspeito se é também e tudo o que for feito de bom hoje será esquecido amanha, e tudo o que for feito de mal hoje, será lembrado pela eternidade. Percebi que um milhão de atos bons são derrubados por um único ato ruim, percebi que a balança no coração das pessoas só pesa para o lado em que a justiça delas prevaleça. Percebi que a sinceridade é uma coisa perigosa, pois nunca será tratada com a justiça que merece e, se pesada, será usada contra você mesmo estando ela correta. Percebi que ajudar na verdade se traduz em exploração, pois como diz o tão correto velho ditado "dá-se a mão, querem o braço". Percebi que amor nos dias de hoje está defasado, tornou-se obsoleto, amar tem um significado novo e estranho para mim e fidelidade e a amizade seguiu pelo mesmo caminho.

Foi então que entendi porque as coisas andam do jeito que andam e pessoas escolhem a inercia à atividade, porque ser uma "boa pessoa" nos dias de hoje não compensa, pois cada novo ato dito "bom" será logo transformado em um ato "mal" pelas outras pessoas, a cada novo degrau conseguido em direção a se tornar um ser humano melhor, lhe puxaram dezenas de degraus abaixo. Se leu até aqui, deve está se perguntando "porque ser bom então ?", "você mudou ?" , a resposta encontrei em um pequeno texto da boa senhora que falei, texto este que lhes mostro abaixo:

"MESMO ASSIM

As pessoas são irracionais, ilógicas e egocêntricas.

Ame-as MESMO ASSIM.

Se você tem sucesso em suas realizações,

ganhará falsos amigos e verdadeiros inimigos.

Tenha sucesso MESMO ASSIM.

O bem que você faz será esquecido amanhã.

Faça o bem MESMO ASSIM.

A honestidade e a franqueza o tornam vulnerável.

Seja honesto MESMO ASSIM.

Aquilo que você levou anos para construir,

pode ser destruído de um dia para o outro.

Construa MESMO ASSIM.

Os pobres têm verdadeiramente necessidade de ajuda,

mas alguns deles podem atacá-lo se você os ajudar.

Ajude-os MESMO ASSIM.

Se você der ao mundo e aos outros o melhor de si mesmo,

você corre o risco de se machucar.

Dê o que você tem de melhor MESMO ASSIM.

Se você tem paz e é feliz,

As pessoas podem sentir inveja.

Seja feliz MESMO ASSIM

Veja você que, no final de tudo

Será você ... e Deus.

E não você ... e as pessoas!"

Verdade, como já disse, ser bom no mundo atual é uma completa burrice, uma idiotice tremenda, uma inteira falta de sanidade, mas nunca achei melhor burrice para ser cometer. Continuo sendo o mesmo cara que idealizei no começo da busca pela resposta da pergunta, pois são raros os momentos em que se pode agradecer verdadeiramente por ser uma pessoa boa, mas são esses raros momentos que fazem tudo valer a pena, pois se sabe que mesmo em um segundo, por um pouquinho de tempo, você fez a diferença e voltará a fazê-la no futuro.

E para finalizar caros leitores, lhes digo, sejam boas pessoas, por experiência própria posso dizer-lhes sem lhes iludir que só por essa simples escolha, enfrentarão dificuldade tremendas, preconceitos formados antes mesmo de vocês nascerem lhes serão atribuídos, seus atos bons não serão contados e os mals serão perpetuados a todos os recantos do mundo, serão julgados e condenados antes mesmo que possam levantar qualquer argumento, as dificuldades serão inúmeras e os benefícios são poucos, mas precisamos mudar o mundo e para que isso deixe de ser utopia barata usada para vender carros, precisamos de mais "loucos burros", pois somente quando tivermos bastante deles, ser uma má pessoa não valerá a pena.