Como é difícil entender o ser humano

Algumas pessoas têm uma capacidade tão grande de convencimento, que acabam convencendo a si mesmas de algo que não existe ou que nunca aconteceu. E o pior! Tentam convencer, também, quem está ao seu lado.

Por exemplo, alguém passa por determinada situação, à qual deu causa, e, ao final, consegue se sentir injustiçada de tal maneira, que parece que foi vítima de uma maldade sem fim.

Outros, por sua vez, fazem tanta maldade com quem está a sua volta, sem nunca perceberem ou nunca quererem perceber, julgando-se verdadeiros praticantes da justiça.

Determinadas opiniões nos são disponibilizadas. Caso concordemos, somos entendidos como se fôssemos bajuladores, como alguém que não tem opinião própria. Se discordarmos, é porque nunca concordamos com nada.

Alguém faz uma crítica a outrem. Se pactuamos com a crítica, por mais que a pessoa que criticou não fale, ela vai entender que também somos críticos. Se nos colocamos contrários à crítica, somos pessoas quadradas, fora da realidade.

O que precisamos é mudar de atitude drasticamente. Cada um de nós tem que se preocupar com a sua própria vida, suas atitudes, suas falas, de forma que tenha toda a liberdade de falar e agir, desde que não afete quem está a sua volta, respeitando o direito alheio, que também pode agir e falar como quer. Respeitar as crenças, falas, pensamentos, atitudes etc.

O mundo já não anda lá grandes coisas. Tudo tem acontecido muito rapidamente. Outro dia, ia para escola de “quichute” (nem sei se é assim que se escreve), bermuda de tergal azul e camisa social branca. Esse era o uniforme geral dos meninos. Hoje, tenho já a minha idade, um casamento, uma maravilhosa esposa (não posso perder a oportunidade) e duas lindas filhas (idem ao comentário anterior). São novos tempos e muitos de nós talvez não se tenha apercebido do quão rápido tudo aconteceu, desde a infância até os dias atuais.

Perder tempo falando dos outros e se importando como o meu próximo vive não é uma boa idéia.

Mesmo com tantos inconvenientes e dificuldades, precisamos é respeitar o ser humano, porque entendê-lo, nem com "PHD, em Harvard"!!!.