A diferença entre nós

Só um pensamento que li hoje cedo e resolvi compartilhar com vocês:

"Olho-me no espelho e fico horrorizado com o que vejo; olho à minha volta e fico aliviado"

quão diferente somos realmente um do outro?

Vimos tragédias no Haiti e no Chile, países totalmente diferentes, que abrigam pessoas de culturas diferentes mas que curiosamente tiveram a mesma reação ao enfrentarem o horror dos desastres: todos saquearam lojas de conveninência em busca de artigos de primeira necessidade, colocando a sua sobrevivência e a de sua familia como mais importantes do que todo resto.

Aposto que quando essas pessoas se olham no espelho - pelo menos os mais "santos" - veêm ladrões baratos, pessoas egoistas e se sentem mal pelo pequeno furto de um pacote de pão e três garrafas de água. Isso se chama conciência.

Então olham para o lado e se tranquilizam, pois seus vizinhos roubaram carpaccio, champagne e uma televisão. Isso se chama oportunismo....

Tudo pode ser tirado de nós - como Saramago mostrou em Ensaio sobre a Cegueira - menos nossa integridade - V de vingança - e essa só virá a tona quando enfrentamos o verdadeiro horror, junto com o amor ao próximo e a Deus - Anjo Gabriel, Constantine.

Cielu
Enviado por Cielu em 08/03/2010
Reeditado em 08/03/2010
Código do texto: T2126900