Lula – Protagonista da História do Brasil e do Mundo

Um homem que foi sindicalista e representante da classe operária. Um homem que foi um dos fundadores de um dos maiores partidos brasileiros. Um homem de origem nordestina, de origem pobre e de pouca escolaridade. Sim, esse mesmo homem, que foi eleito presidente por uma maioria gigantesca de votos, foi também eleito pela imprensa estrangeira como o homem do ano de 2.009. Foi essa a afirmação dos importantes jornais Le Monde, de nacionalidade francesa, e do El País, de nacionalidade espanhola. E, além disso, foi ovacionado pelo contundente jornal britânico The Economist.

Lula, sem dúvida, sintetiza uma nova força na América Latina. Amparado pela democracia e pela sua credibilidade nacional e internacional, ele tem tudo para se tornar um protagonista político. O segredo está no modo como ele trata todas as questões, sempre de modo equilibrado. Ao contrário de muitos presidentes vizinhos ao nosso, que possuem uma postura mais ideológica e radical. Lula é um bom exemplo de gestor de um país em vias de desenvolvimento que almeja alcançar seus objetivos sempre por meio do diálogo e do bom senso. Mesmo que o PAC esteja andado a passos de tartaruga, mesmo que problemas domésticos do nosso país ainda estejam sem soluções efetivas, ainda assim Lula alcançou o mesmo valor histórico e político que teve Getulio Vargas e Juscelino Kubishek, para a tristeza dos opositores políticos e dos críticos em geral.

Fábio Pacheco
Enviado por Fábio Pacheco em 30/12/2009
Código do texto: T2003607
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.