Arquitetura Verde: Arquitetura Consciente

Uma edificação ecologicamente correta, que é feita com materiais recicláveis e que não agridam o meio ambiente. Eis o conceito básico da Arquitetura Verde. Posso afirmar até que seja um tipo de arquitetura politicamente correta, que fica bonita estampada nas revistas especializadas em projetos. Mas que infelizmente no nosso país ainda é tão rara que só pode ser vista em exposições de arquitetura e ambientação. Hoje, aliás, tudo que é bom tem que ser verde. Existe o carro verde, que polui menos, a empresa verde, que idem, e etc. Então, é moda ser verde.

Mas voltando ao assunto do titulo, a arquitetura verde é útil, pois preserva o meio ambiente. Ela fornece alternativas saudáveis para a construção das edificações. Exemplos disso são o uso de placas de captação da energia solar para produção de energia elétrica para uma residência, a reutilização da água consumida num prédio, a captação das águas das chuvas para uso domiciliar, a reciclagem do lixo produzido por uma empresa, e etc. Ou seja, a arquitetura verde é a arquitetura da consciência ecológica, a verdadeira arquitetura do novo milênio. E onde o profissional esclarecido educa o cliente e o usuário dos seus projetos por meio de suas idéias de alto valor ambiental.

Fábio Pacheco
Enviado por Fábio Pacheco em 02/10/2009
Código do texto: T1844376
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.