Experiência e Razão...

A experiência é a base de todo o conhecimento.

Não existem idéias inatas. Exceto se, por acaso, a reencarnação da alma for um fato, e se com ela vierem certas lembranças remotas ou idéias adormecidas no espírito...

Porém, se não há reencarnação de tal forma, a mente está vazia, até que receba qualquer tipo de informação proveniente da vivência.

Todo conhecimento de fato, mesmo aquele baseado em leis universais, deriva da experiência; por isso, só é válido dentro do que se pode observar e/ou experimentar.

A Razão do homem nada mais é do que um "sistema" de organização dos dados da experiência prática, sendo as idéias ou conceitos da Razão simples cópias e/ou combinações de dados originados desta experiência.

O conhecimento se origina no particular e avança para o geral; começa no indivíduo e avança para o social. Ele (o conhecimento) parte da experiência para a Razão, e não da Razão para a experiência. O ser humano, por mais genial que seja, não é capaz de criar ou destruir uma idéia; ele, na realidade, tem idéias que se originam da experiência, seja ela prática ou reflexiva. Idéias complexas são combinações de idéias simples, que foram criadas a partir da sensação experimental.

Talvez a experiência não só seja a origem das idéias, como também o seu limite!

Roger DAndré
Enviado por Roger DAndré em 03/09/2009
Reeditado em 14/02/2010
Código do texto: T1791308
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.