A parábola do fariseu e do publicano

Jesus em sua caminhada entre nós, contou-nos esta parábola sobre o fariseu e o publicano, que está em Lucas, cap 18, versículos 10 - 13.

"Dois homens subiram ao templo para orar. Um era fariseu, o outro publicano. O fariseu, de pé, orava assim em seu íntimo: 'Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros, ladrões, desonestos, adúlteros, nem como este publicano. Jejuo duas vezes por semana e pago o dízimo de toda a minha renda'. O publicano, porém, ficou a distância e nem se atrevia a levantar os olhos para o céu;mas batia no peito, dizendo: 'Meu Deus, tem compaixão de mim, que sou pecador!'

Nesta parábola, podemos observar duas situações distintas em nosso relacionamento com Deus. A relação dos arrogantes, daqueles que se intitulam donos da verdade, dos que se julgam pessoas exemplares, melhores do que os outros, portanto, quites com Deus. E a relação dos humildes, daquelas pessoas que têm consciência de suas fraquezas, defeitos e medos.

Não se trata de distinguir aquele que é bom daquele que é ruim, pois para a misericórdia divina somos todos iguais. Na realidade, a mensagem desta parábola é quanto ao fato de que ninguém precisa se justificar perante a Deus. Deus é sabedoria, conhece o nosso interior. Somos todos limitados, imperfeitos. Não nos é permitido e nem devemos excluir, condenar quem quer que seja. A fraqueza do outro pode ser a sua também. Temos o hábito de falar do defeito alheio e esquecemos que nós, também, somos fracos, imperfeitos e quando apontamos as faltas do outro, sempre o fazemos com o dedo sujo.

A nossa relação com Deus deve assemelhar-se à da criança com os seus pais, isto é, de confiança e entrega. A criança não se jusitifica junto aos seus pais para receber mais carinho, atenção, amor. Numa família amorosa, a criança se sente protegida e à vontade. Sabe que sempre poderá contar com os pais, em qualquer situação e que eles sempre estarão com ela.

É assim que deve ser a nossa relação com Deus. Acreditarmos, confiarmos e termos fé de que sempre poderemos contar com Ele e que Ele sempre estará conosco.

Fique com Deus!

AG/LA