Acerca da Arrogância e da Humildade

O indivíduo arrogante é aquele que, além de se julgar superior aos outros, humilha quem não tem as suas supostas virtudes. É aquele que não tolera a impotência do próximo, que não perdoa as diferenças e as fraquezas. Imbuído de sua excessiva auto-estima, engrandece-se a todo o momento. E, no ápice de sua doença espiritual, sacrifica a própria razão em nome dos seus interesses. Prejudicando-se, por conseguinte, por causa daquilo que julgava de melhor dentro de si.

Por outro lado, a humildade é umas das virtudes mais preciosas do gênero humano. Ela dignifica quem a procura. Abre as portas da vida e da felicidade. O sujeito humilde é aquele que, por mais méritos que possua, não altera a sua boa conduta, o seu bom comportamento com as pessoas que estão ao seu redor. Respeitando, assim, as diferenças, as fraquezas e muitas vezes até ajudando o próximo a crescer como ser humano. O humilde (indivíduo muito bem representado pelos santos católicos) está muito mais próximo da Divindade do que as outras pessoas.

Fábio Pacheco
Enviado por Fábio Pacheco em 14/08/2009
Reeditado em 14/08/2009
Código do texto: T1754092
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.