A Problemática do Sistema de Drenagem Pluvial Urbano Brasileiro

É o período de inverno no nosso país. Portanto, grande parte dele está sendo castigado pelas chuvas características dessa estação. Chuvas de grande importância para a agricultura e também para o reabastecimento dos reservatórios, dos açudes e das represas das cidades brasileiras. A questão é que as chuvas não surtem apenas conseqüências benéficas aos nossos municípios, surtem também prejuízos de todos os gêneros. Como os leitores já estão cientes disso pelo que vêem por meio da imprensa (ou pior ainda, experimentam na pele): as enchentes, os desabamentos, as mortes em decorrência das chuvas, etc. Mas o que pode ser feito a fim de diminuir os prejuízos? Julgo que um maior investimento no sistema de drenagem pluvial urbano brasileiro. A criação de um fundo financeiro que acumule recursos que serão destinados unicamente as obras da construção civil que visem à redução da destruição causada pelas chuvas. Tais recursos que poderiam ser fiscalizados pelos órgãos competentes e também pela população. Essa é apenas uma solução pessoal a respeito disso.

Mas por que as chuvas causam tantos estragos? Ora, vamos ao motivo básico: a pavimentação excessiva das nossas cidades. A falta de grandes áreas verdes, cujos terrenos poderiam absorver esse imenso volume de água. Convém citar outros motivos relevantes: falta de canais de absorção das águas pluviais nas cidades, entupimento das galerias nas ruas, a construção de cidades em terrenos excessivamente planos e abaixo do nível do mar, e etc. As melhorias devem ser planejadas e executadas o mais breve possível, pois com o rápido crescimento dos nossos centros urbanos os problemas só tendem a aumentar, aumentando, assim, os desabrigados, a disseminação de doenças, os prejuízos financeiros e as queixas da população vitimada, que na maioria das vezes é composta pelas classes mais pobres, que perdem o pouco que conseguiram com muito sacrifício. Não entendo como podemos evoluir tanto em todos os setores e não damos a devida atenção a algo tão fundamental como o nosso sistema de drenagem pluvial urbano, contudo, nunca é tarde para corrigirmos os nossos erros.

Fábio Pacheco
Enviado por Fábio Pacheco em 31/07/2009
Código do texto: T1729616
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.