Entregar-se

No dicionário (leia o de sua preferência) temos uma definição simples para a palavra entrega.

- Rendição

- Pôr-se em poder de...

- Dar posse de...

- Abandonar

- Confiar-se

Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele tudo fará. (Salmos 37:5

Entrega; segundo a definição seria um ato único de rendição, ou seja onde o sujeito não mais tomaria conta de si, mas, seria de uso e cuidados exclusivos de seu Senhor, aqui colocado como então D´us.

Uma das coisas mais comuns de se ver são pessoas que dizem terem entregue-se a

D´ us, seja isso em uma religião ou varias, mas o ponto não é a religião mas o ato.

Dizem entregar-se a... porém partindo da idéia de entrega ao Divino, o Ser Bíblico teríamos por parâmetros regras de comportamento, nada muito simplório mas, nada impossível, talvez difícil em demasia para aqueles em que o ego é imperativo. Ou seja as regras estas lá explicitas e simplificadas em uma linguagem moral de fácil uso.

A Bíblia seria então esse conjunto de regras dos ditos entregues. Simplificando podemos pegar apenas a síntese de todo esse comportamento que demonstraria essa entrega, afinal o que ama torna-se amante, o entregue escravo de...

O “Sermão da Montanha” situado no capitulo 5 do livro de Mateus é essa síntese.

Segue de inicio as bem-aventuranças que totalizam 9, e seguem conselhos e advertências que são o guia para qualquer ser humano ter a perfeição nos atos em qualquer situação e veja não é apenas minha opinião, a textos e textos sobre o Sermão da Montanha sobre as bem-aventuranças e uma única avaliação; é a solução comportamental para todos, mesmo entre pessoas de outras crenças não cristãs é uma unanimidade afinal é simplesmente perfeita, é uma diretriz que se aplicada leva o praticante a mais perfeita harmonia com sigo e com os outros que é o que importa, não adianta harmonizar consigo enquanto há um universo de pessoas a sua volta que não foram inclusas nessa harmonia.

Então da entrega deriva atos, esses só podem ser unilaterais, não há como ser um “entregue” a vontade do Pai sem a pratica ensinada por seu Filho. Afinal o filho obedece o pai, ou ainda você é filho de suas praticas, vários momentos há também essa analogia feita pro Jesus sobre aqueles que diziam ser apóstolos ou filhos de D´us. Um exemplo ate sem pudor por parte de Jesus é esse:

Respondeu-lhes Jesus: Se Deus fosse o vosso Pai, vós me amaríeis, porque eu saí e vim de Deus; pois não vim de mim mesmo, mas ele me enviou.

Por que não compreendeis a minha linguagem? é porque não podeis ouvir a minha palavra.

Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira. (João 8:42.43.44)

Podemos trazer para o contexto aqui da entrega, se vós fossem entregues entregariam se aos desígnios do Pai.

Entregar-se tem por principio básico a pratica ainda que se não integral mas no coração, Jesus sempre foi claro que o coração é o centro de tudo, o desejo:

“Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.” Mateus 5:28

O centro de tudo o que Jesus falou é o coração, os desejos, a alma, é ali que tudo nasce ou morre, sem o desejo nada pode existir, sem desejo nada é concretizado.

Viver conforme os conselhos e advertências do capitulo 5 de Mateus é realmente muito difícil eu diria que é quase impossível, porém apenas para aqueles que não desejam, apenas para os que não conhecem seus corações e tentam enganar-se acreditando serem pessoas que adoram a D´us, metem pra si.

A vida é passo a passo, é dia a dia, não há como vivenciar tudo o que se deve, mas o desejo pode e deve estar sempre lá, no profundo do ser, sem o desejo o objetivo morre, não há para onde ir, o caminho apaga-se.

A entrega é um desejo, um sonho, uma oferta diária de paixão e devoção pelo Divino, pelo Criador, é lembra-se que haja o que houver, ou a que distancia for, ninguém foge dos olhos de D´us.

A entrega não é religião.

A entrega é um ato deliberado pelo sentimento mais profundo que um ser humano pode um dia ter.

A entrega depende unicamente de amor.

A entrega depende unicamente de amor.

A entrega depende unicamente de amor.

E para amar a D´us tem que haver compreensão de quem é D´us. Isso só pode ser feito de uma maneira; tire a poeira de sua Bíblia, tire seu ego do caminho, tire sua religião de sua mente, apenas leia.

Esse é o principio da entrega, é um mergulho de cabeça em um ato que no mínimo lhe trará conhecimento.

Conheço pessoas que dizem ser bons cristãos, dizem ser bons filhos de D´us, pessoas que jamais, jamais se deram a liberdade de esquecer a religião para terem um momento de compreensão sobre o por que de serem como são. Pessoas que jamais questionam seus atos, pessoas que sempre estão corretas, pessoas que não tem por que serem diferentes afinal sempre foram como são.

Entrega é questionar seus próprios atos todos os dias, todos os momentos.

Entrega é olhar para os lados e não para o espelho.

Entrega é atender e não ser atendido.

Entregar-se é uma rendição sem restrições, isso é Cristianismo.

“Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.” João 14:21