Adão e Eva no paraiso

Eu estava pensando sobre a ingênua interpretação que fazem dessa estória Bíblica. Como bom filho de uma avó Batista, aprendi desde cedo por conta própria a respeitar e acreditar na Bíblia como uma espécie de manual da vida terrestre. Porem jamais engoli essa coisa de cidadão de barro com sopro no nariz e mulher de costela.

A um bom tempo me ocupo de um entendimento claro e plausível para todos os textos Bíblicos, para tanto li e reli os livros da Bíblia, não contente acabei lendo outras formas de literatura para uma visão imparcial sobre os assuntos ali descritos, e continuo achando desde meus 6 anos de idade que é muita ingenuidade acreditar nos fatos do Gênesis como fatos e não como alegorias e metáforas.

Uma das coisas que recordo-me de ouvir constantemente deboches e piadas por parte dos céticos é a criação ter se dado em 7dias, concordo que não tem muito sentido, daí sempre questiono o piadista;

- Ok, que tipo de dias se refere o texto?

E racionalmente tento discorrer nessa linha de pensamento.

Vejamos, 7 dias representa claramente um ciclo de uma semana, o que coerentemente repete-se semana após semana, um ciclo eterno de vai e vem, de semana após semana exatamente seguindo a mesma seqüência, uma segunda feira jamais é uma quarta feira e um sábado jamais torna-se quinta feira, o que leva-me a crer que esse referencial Bíblico tende a ser não sobre semana de dias e sim um ciclo onde o Criador deu inicio ao nosso universo (e todos os demais) e ao fim desse ciclo teve um período de parte desse mesmo ciclo (o sábado) como período de descanso, não por que estivesse Ele cansado mas, sim como exemplo de que todo esforço deve ser seguido de um momento para contemplação daquilo que se fez.

O barro também me parece algo completamente Walt Disney, essa coisa de moldar e soprar nas narinas o fôlego da vida me lembra muito mais uma coisa de agricultor, o homem que coloca suas mãos no arado ou simplesmente no solo, coisas simples, como dar inicio a algo. O escultor do barro tem todo um momento em contato com a massa a ser moldada. Assim vejo o ato da criação do homem como um momento singular onde o Criador relaciona-se com sua cria, o escultor relaciona-se com sua escultura é um momento único que quando levado ao seu maximo produz obras singulares e magníficas.

Eva ser feita de uma costela nada mais demonstra que uma particularidade simples, lembro que costelas estão ali para proteger órgãos vitais como pulmão e coração, em suma a vida, a mulher foi criada com um intento semelhante que é o de cuidar e proteger a vida do homem ao qual por sua vez deu origem a necessidade da existência de sua fêmea.

Assim como outras alegorias mais complexas, a arvore da vida tem muitos símbolos levados a serio desde o Judaísmo ate os mais variados centros místicos ou ordens ocultistas que estão tão vivos quanto sempre.

Uma frase do Talmud adverte que ao que buscar o conhecimento na Tora sobre o Criador a única coisa que se pode encontrar é o conhecimento, se a busca é por vaidades, a única coisa a ser encontrada é o desinteresse.

Em outra ocasião abordarei mais afundo o paraíso e seus mistérios, claro se eu perceber que há um interesse, kkk, obrigado pela leitura dessa introdução.

rickmc