Um Bom Transporte Alternativo: O Transporte Marítimo

Uma cidade precisa de um sistema de transporte público que apresente eficácia e conforto aos passageiros. Infelizmente, isso não é muito comum em grande parte das regiões metropolitanas brasileiras. O usuário é desrespeitado de todas as formas possíveis, seja, por exemplo, na superlotação de um metrô, seja no atraso de um ônibus. No final das contas, o sistema funciona com várias deficiências e nessa situação perdem os usuários e perdem os empresários, estes últimos que poderiam oferecer melhorias no setor, caso recebessem uma boa orientação (e uma eficaz legislação) do Estado.

Qual seria a melhor alternativa para mudar esse quadro tão problemático? Aumentar a frota dos ônibus? Não, pois isso acarretaria uma sobrecarga na infra-estrutura viária das nossas cidades. Ora, a solução encontra-se num dos sistemas de transporte mais antigo da humanidade: o transporte marítimo. Sim, meus caros, o mesmo que transportou Pedro Álvares Cabral de Portugal para o Brasil, o mesmo que transportou a família real da Europa para o Brasil, no início do séc. XIX. Pois é, antigo e, convenhamos, muito eficiente. E que pode ser utilizado com sucesso num país como o nosso, com uma bacia hidrográfica tão farta.

Com relação a infra-estrutura necessária, certamente ela é muito mais barata do que a usada no transporte terrestre. Afinal, os mares e os rios não precisam de pavimentação e nem de manutenção periódica. Além disso, a preocupação fica por conta do planejamento e execução de terminais marítimos confortáveis e eficázes aos usuários e, evidentemente, da compra e manutenção de barcos seguros, modernos e ecológicos para compôr as frotas aquaviárias. Tudo isso recebendo assistência de funcionários capacitados para esse serviço público. Acerca do trajeto, poderia ser utilizado tanto na escala macro (de cidade para cidade) como na escala micro (de bairro para bairro).

Por conseguinte, surgiria uma alternativa que aproveitaria os recursos da natureza de forma saudável e amparada por uma legislação municipal, e/ou estadual. Lucrariam os passageiros, que chegariam mais rápidos aos seus destinos por causa do pouco trânsito, e lucrariam os empresários, que teriam um alternativa ecológica, econômica e eficiente de prestarem os seus serviços no setor do transporte público urbano. Eis aí o verdadeiro meio de transporte do futuro.

Todos os Direitos Reservados pelo Autor.

Fábio Pacheco
Enviado por Fábio Pacheco em 04/08/2008
Reeditado em 04/08/2008
Código do texto: T1112557
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.