Reflexão

 

Ninguém é Insubstituível !

 

Quantas vezes você já ouviu e repetiu essa frase ? Eu, pessoalmente, usei e abusei dela por anos e anos, crente que ela significava algo. Esta frase, provavelmente, tem a seguinte origem : ou foi cunhada por um capitalista “cretino” que usava e abusava das pessoas; ou foi criada por um comunista “cretino” na ânsia de impor suas ideias escravagistas de sociedade proletária. De qualquer forma, essa frase é um verdadeiro absurdo e devemos expurgá-la de nosso “dicionário” cotidiano, pois menospreza a dignidade do ser humano.

 

O homem é um ser insubstituível, único, irrepetível, incomparável, tem personalidade própria, caráter inigualável e DNA exclusivo. Cada um é cada um, tal e qual a impressão digital : não existem duas iguais. A frase (mal)dita nivela as pessoas por baixo, na base da piramide social, como se fossem o “cocô do cavalo do bandido”, quando, na verdade, deveriam ser arrastadas para o ápice do triangulo, onde todos são “importantes perante a vida”.

 

Como assim ? Vejamos um bom exemplo. Em um time de futebol existem onze jogadores. Vamos imaginar que em seu time jogue o Pelé. Se ele cai, se machuca e tem que sair do jogo, o que acontece ? O técnico, imediatamente, escala outro jogador para atuar no “lugar dele” e não para substituí-lo, pois ele é único, tem estilo próprio, movimentos exclusivos, pensamentos e ideias singulares. Você conhece algum jogador de futebol que tenha a genialidade do Pelé, ou do Zico, ou do Garrincha ? Eles são iguais entre si ? Não, claro que não ! Cada um tem o seu modo, a sua elegância, o seu jeito e trejeitos. A peculiaridade é a marca registrada em cada pessoa, em cada sujeito. Por isso, todos são importantes, todos merecem respeito e admiração. Ninguém está nesse mundo “por acaso”.

 

Essa frase (mal)dita, costuma ser característica nas empresas. Rara são as organizações que desprezam esse princípio. E por quê ? Porque sofrem de grave miopia. Quando um chefe demite um empregado, seja lá quem for, ele perde uma raridade, pois o empregado demitido leva consigo características próprias, únicas, singulares e irrecuperáveis. Certamente, esse chefe pensa que poderá “substituí-lo”. Nada disso, quando muito ele poderá colocar outra pessoa no lugar daquele, mas perderá a “unicidade” que se encontra no DNA daquele que saiu : treinamento, postura, estilo, carisma, personalidade, caráter, métodos, educação, etc. Mesmo que a demissão tenha sido “justa”.

 

Há uma categoria profissional desprezada pela sociedade : os garis. Quer saber como eles são importantes ? Feche os olhos e imagine a sua casa, a sua rua, o seu bairro e a sua cidade sem o trabalho essencial dos garis durante um mês. Apenas por um mês. Como você ficaria, e sua família, e sua casa, e seu bairro, e sua cidade ? Quantas doenças surgiriam ? Entretanto, você cruza com os garis todos os dias e sequer dá “bom dia” para eles. A grande maioria das pessoas simplesmente os ignora como se nada significassem. A diversidade de pessoas em uma sociedade é que faz essa mesma sociedade ser única, também.

 

O que é uma floresta ? É um ecossistema composto pela fauna, flora, rios, etc. Cada árvore, cada rio, cada animal, cada folha, cada inseto, cada flor faz parte fundamental desse sistema : é a diversidade dando forma e cores à unicidade. Da mesma maneira compõe-se uma sociedade : a diversidade de pessoas é que dá forma e vigor à sociedade (a unicidade). Assim, todas as pessoas são importantes, pois a “vida” é importante.

 

Quando você agride, fisicamente, verbalmente ou mentalmente uma mulher, um homem, uma criança, um idoso, um homossexual, um religioso, você não só falta com respeito ao “outro”, mas demonstra para toda a sociedade como você é “escravo” da intolerância e deixa claro que o seu “fim” será uma terrível solidão no egoísmo e na arrogância. Você acredita que você se basta.

 

Temos opções na prática de nossas vidas. Podemos dirigi-la através da “subjetividade fechada”, onde optamos por um procedimento de oposição-exclusão das pessoas que nos circundam, acreditando que somos maiores e melhores do que os outros, ou podemos seguir um caminho mais agradável, quando optamos pela “subjetividade aberta”, em um processo de integração-inclusão cujo procedimento nos transforma em verdadeiros “seres humanos”.

 

O grande desafio está no amadurecimento da personalidade humana, sair do conhecimento teórico e colocar em prática todo esse processo de fraternidade. Enquanto não estivermos voltados para o outro, preocupados com o nosso próprio umbigo, continuaremos nesse estranho mundo que criamos. Faça a sua escolha !

 

Assim sendo, com todo o respeito, a próxima vez que você escutar alguém falando essa frase horrorosa : ninguém é insubstituível, levante a mão e diga :

 

  • Meu amigo, delete essa afirmação jurássica do seu vocabulário, pois ela é carregada de preconceito e intolerância.

 

Faça questão de deixar bem claro que cada “ser humano” é ÚNICO e INSUBSTITUÍVEL. A melhor prova disso encontra-se no nosso DNA.

 

E viva a diferença !

 

Leandro Cunha

09/2012.

 

 

 

 

 

 

Leandro Cunha
Enviado por Leandro Cunha em 16/09/2012
Código do texto: T3884808
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.