REINO DE DEUS

 

A afirmação de que o Reino de Deus, tal como se manifesta na vida e na mensagem de JESUS, é a meta de toda realidade traz, igualmente, algumas afirmações sobre o ser humano. Quem é o ser humano à luz desta afirmação ?

 

Em primeiro lugar : o que é “ser humano” ? Ser “humano” é ser compreensivo, solidário, bondoso, caridoso, participativo, amoroso, etc. Exatamente o oposto do que a grande maioria das pessoas é, hoje ! Somos participes de uma sociedade individualista, consumista e narcisista, que não tem tempo para o “outro” e tem enorme dificuldade em entender o significado da palavra alteridade, quanto mais praticá-la.

 

Há dois mil anos, Jesus esteve por aqui e nos ensinou o verdadeiro significado de ser “humano”. O tempo passou, evoluímos muito, mas não crescemos em nada, neste tocante. Jesus foi e é o único ser “humano” que passou pela Terra, em apenas 3 anos de vida pública deixou um manancial de experiência, exemplo, mensagem e “sinais” jamais vistos em toda a história da humanidade e que perdura por todo esse tempo e se espalhou por todos os cantos do mundo.

 

Mas o que é o Reino de Deus ? É Jesus ! Simples assim. O ser humano foi criado por Deus e para ter conhecimento disso. Por isso, o Pai programou lá na eternidade a encarnação do Verbo. O que adiantaria Deus criar o homem, à sua imagem e semelhança e deixá-lo perdido nesse mundo ? Alguém disse : - Deus é apaixonad0 pelo homem ! Claro que é ! Somos a sua obra mais querida. E lá no mesmo momento da eternidade Ele programou, também, a encarnação de Jesus, pois Este se fez homem, nascido de MULHER, para nos Revelar o Pai.

 

Mas por que tudo isso ? É preciso compreender que Deus nos deu a vida e com ela a liberdade de vontade. Ao tomarmos consciência dessa liberdade, precisamos ter muito cuidado, pois a liberdade tem preço : a responsabilidade.

 

São Paulo quando chegou na Grécia deparou-se com a seguinte máxima : Podemos tudo ! Ele ficou pensativo : - Como levar a mensagem de Jesus para essa gente ? Mas como o Espírito Santo estava com ele, inspirou-o para usar e complementar essa frase marcante : - Sim, “podemos tudo; mas nem tudo nos convém”. Somos livres, mas é preciso agir com responsabilidade !

 

É preciso compreender que Jesus é participe da Criação do Pai, em todas as suas fases e o seu desfecho primordial se dá na encarnação para que o ser humano perceba que veio de Deus e a Deus voltará. E isso podemos entender, claramente, quando Jesus permite que o filho pródigo volte para a Casa do Pai onde será recebido por Este com toda a misericórdia, amor, beijos, túnica nova, chinelo e anel : resgatando-lhe a dignidade perdida neste mundo.

 

Em João, 10, 30 Jesus afirma : - Eu e o Pai somos um ! Isso nos direciona à salvação em Cristo. Deus nos ama de tal forma que pôs Jesus entre nós para nos “salvar” não para nos julgar ou condenar, veja a passagem da mulher adultera, que nos ensina o verdadeiro significado de justiça e compaixão. Totalmente diferente do que pensamos e agimos, mesmo após 2.000 anos. Quando aprenderemos ?

 

Assim, a salvação está inserida no projeto criativo de Deus. Não aconteceu, como alguns pensam : - “a salvação é consequência do pecado”. Ora, como separar a obra de Deus e a obra de Jesus ? Impossível ! Jesus nos ensinou o que é ser obediente e “uno”. O pecado é inerente ao ser humano que é imperfeito e livre. E essa liberdade, que Deus respeita, nos conduz ao pecado e o pecado maior está exatamente no fato de que nós não respeitamos a liberdade do “outro”.

 

Mas o que é o pecado ? É tudo aquilo que você faz que não traga em si mesmo um gesto de amor, de compaixão, de solidariedade, de caridade : de amor ao próximo.

 

Deus não condena o “pecador”, Ele condena o pecado. Ele espera a conversão do pecador, o entendimento do que Paulo nos ensinou : - podemos tudo, mas nem tudo nos convém.

 

A liberdade que Deus nos proporciona é ampla, geral e irrestrita, você é livre para escolher os seus caminhos e Ele aceita isso plenamente, mas a salvação é inevitável, ela não depende de nós ela é dom, graça de Deus. Mesmo que você não aceite, a Salvação está disponível para você desde “toda a eternidade”. E sabe por que ? Porque Deus é amor ! Antes de você existir, Ele já o amava !

 

 

 

Leandro Cunha

março 2.012.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leandro Cunha
Enviado por Leandro Cunha em 01/04/2012
Reeditado em 02/04/2012
Código do texto: T3589052
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.