A Bíblia e a verdade.


Para nós cristãos, um dos pontos de maior tensão é a secular discussão sobre a veracidade ou não da Bíblia. Alguns autores consagrados na área da teologia dedicam páginas e páginas para falarem do tema : a “inerrância” e a Sagrada Escritura.


Antes de entrar neste ponto, é preciso esclarecer alguns detalhes precedentes. A Bíblia não é um livro de história, nem de geografia, não se preocupa com datas, cronologia, distâncias, medidas, etc. A Bíblia é um conjunto de livros que a Igreja reconhece como autênticos e inspirados pelo Espírito Santo e que são fundamentais para “a fé e o agir” dessa Igreja e todo o seu rebanho.

Tudo começa com a revelação de Deus, que recebe como resposta a fé e o acolhimento do povo escolhido. Em seguida, temos toda a tradição oral revelada em etapas nesse empolgante diálogo entre Criador e criatura.


Mais tarde, encontramos a tradição escrita, que nada mais é do que a tradição oral registrada de forma documental. São histórias, lendas, contos, epopeia, cantos, etc., tudo isso para alimentar a fé de uma nação marcando o presente e o futuro com os acontecimentos do passado.


A Bíblia é um livro que deve ser lido com o sentido voltado para a “salvação”. O núcleo da revelação deve ser compreendido, sempre, como mensagem salvífica de Deus. Este conjunto de livros, cujo autor é Deus, que inspirou os homens (seus diversos autores) e por meio deles constituiu e humanizou a sua obra, tem quatro grandes momentos : a revelação, a inspiração, a inerrância e a canonicidade elaborada pela Igreja.

Mas voltando a inerrância, como acreditar que a Bíblia não tem erros ? É preciso levar em consideração em cada livro, o contexto social, a cultura, os costumes de cada povo e sua época. O que importa é a mensagem contida em cada texto. A leitura fundamentalista destrói toda a possibilidade de entendimento.


Para melhor compreensão, vejamos o exemplo : o que é uma floresta ? É um ecossistema composto por arvores, rios, matas, animais, pássaros, insetos, etc. Se tirarmos uma árvore dessa floresta, descaracterizamos a floresta ? Não ! A floresta é uma UNICIDADE composta por uma vasta DIVERSIDADE (fauna e flora). Se voltarmos com a arvore para dentro da floresta, estamos inserindo a floresta na arvore ? Não, claro que não. É exatamente o oposto. E assim deve ser compreendida a Bíblia e toda a sua composição.

A ciência e a tecnologia já demonstraram, em várias ocasiões, que certas interpretações bíblicas são mal compreendidas ou foram mal formuladas. Mas isso não tira, de forma alguma, o escopo da mensagem de Deus aos homens. A Bíblia que encontramos hoje, foi escrita ao longo dos últimos 3.500 anos !

Você sabe qual é a diferença entre mentira e inverdade ? Mentira é aquilo que você dizsabendoque não é verdade, é falso. Inverdade é aquilo que você acredita que é verdadeiro, mas não é. Quantas inverdades encontramos na história da humanidade e que HOJE sabemos que não são verdadeiras ? Assim é a dinâmica do mundo.


Leandro Cunha


Leandro Cunha
Enviado por Leandro Cunha em 11/05/2011
Reeditado em 11/05/2011
Código do texto: T2963613
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.