S A C R A M E N T O S


O que é sacramento ? É o sinal da preparação para a GRAÇA DE DEUS ! Como assim ? Vejamos o “casamento”, por exemplo, que é um dos sete sacramentos da Igreja Católica :


Ninguém é obrigado a se casar na Igreja, isso porque Deus respeita a liberdade de vontade que Ele mesmo nos deu quando nascemos. Portanto, quando alguém decide casar-se na Igreja o faz por livre e espontânea vontade. Os noivos tomam a decisão de “convidar” o Senhor a participar da união deles. O casamento não pode ser visto como atividade social principal. A atividade social, a festa e a comemoração são atividades acessórias que compõem a celebração, pois todo sacramento deve contar com a presença da comunidade. Se os noivos convidam Deus para participar da felicidade deles, os noivos sabem quais são as regras do jogo. Sim, porque o casamento, como sacramento, tem regras pré-estabelecidas há anos.


O perigo, nos tempos atuais, é que o casamento e alguns sacramentos não são levados a sério. São tratados como eventos sociais apenas para dar uma satisfação à sociedade. Pega-se uma “carona” nas atividades da Igreja para fins estranhos, mas o convidado mais IMPORTANTE não é sequer lembrado ou respeitado. Um casamento assim tem valor espiritual ?


É por isso que o sacramento é sinal de preparação. Algumas pessoas querem “engessar” Deus : Batizou ? Deus, então, é “obrigado” a salvar. Ora, Deus nos dá a liberdade de vontade exatamente porque Ele também exerce essa mesma liberdade. É uma avenida de mão dupla. Além do mais, não se esqueça do detalhe primordial : a graça ! No mesmo sentido da palavra justificação, que significa a possibilidade de salvação. Graça é dom.


A bem da verdade, sacramento é algo muito mais amplo. Tudo que vem do Pai, do Filho e do Espírito Santo é sacramento. Tudo na Igreja é sacramento, não há Igreja sem sacramento e não há sacramento sem Igreja (comunidade). Quando eu saio de casa e digo para a minha mãe :


  • Mãe, já vou.


E ela responde :


  • Que Deus o abençoe, meu filho.


Pronto, isso é S A C R A M E N T O !


E a eficácia do sacramento, como fica ? Se uma família decide “batizar” seu filho mais novo por uma questão social ou por superstição, o sacramento em questão é válido ? Se analisarmos pela ótica ritual, sim é valido; mas se olharmos pela ótica experimental, não tem validade alguma.


Importantíssimo frisar que os sete sacramentos foram, todos, instituídos por Jesus e constam dos Evangelhos. Isso dá um caráter divino aos mesmos. Portanto, Deus fez dos sacramentos instrumentos de sua graça, de sua vontade, é DOM de Deus.


A presença nas celebrações dos sacramentos de ritos – palavras – gestos – criação – experiência – tradição, são ações importantes para marcar um encontro sagrado entre Deus e a comunidade, pois qualquer sacramento sem a presença da comunidade foge aos preceitos de Cristo, Jesus. Sacramento é ação de consagração, oferta que alguém faz de si mesmo (ou de outrem a quem ama muito) ao Senhor, nosso Deus.


Assim, os sacramentos são, ao mesmo tempo, sinais de realização e símbolos reais, pois são carregados de uma riqueza impar. No cristianismo, que é uma continuidade do judaísmo, perspectiva de nova vida em uma nova Aliança, não se compreende os sacramentos pela ótica humana, somente pela ótica divina, pois foi Deus quem se encarnou e se humanizou para se revelar aos homens.


Sinais presentes nos sacramentos possuem toda uma conexão com os elementos da natureza. Geralmente, estão presentes: água, pão, vinho, óleo e gestos humanos como imposição das mãos (pois assim fazia Jesus), unção, ceia e casamento que se tornam sinais da salvação. A água simboliza o nosso lado emocional, o pão o lado material, o vinho o lado intelectual e o óleo o lado espiritual.



Leandro Cunha



Leandro Cunha
Enviado por Leandro Cunha em 23/04/2011
Reeditado em 01/05/2011
Código do texto: T2926460
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.