Reflexão


Teologia e Fé



Quem nasceu primeiro : o ovo ou a galinha ? Onde começa a fé e onde termina a teologia ? Há fronteiras entre elas ? Há fé sem teologia ? É possível uma teologia sem fé ? São perguntas que ficam em nossas cabeças no dia a dia da vida.


A teologia e a fé cristã são maravilhosas e profundas. Portanto, é impossível não querer mergulhar, cada vez mais, nessa piscina de conhecimentos em busca da luz ! E o melhor de tudo é saber que jamais alcançaremos a verdade plena.


É importante frisar que tudo começa na Revelação de Deus. Sem isso, continuaríamos na nossa santa ignorância. É pela Revelação do Pai que nasce a fé. Portanto, é claro que pode, sim, existir fé sem teologia. Quantas pessoas você conhece que são portadoras de uma fé sólida, mas que não possuem nenhuma base teológica ? E precisa ? Claro que não ! Contudo, não é possível qualquer caminhar teológico que não tenha origem na fé.


A bem da verdade : a fé está no coração e a teologia está na razão. A fé é individual, pessoal, única. A fé possui identidade própria. Como assim ? Um casal de cristãos católicos possui, coincidentemente, a mesma espiritualidade e a mesma religiosidade, mas a fé é única, pois está no coração de cada um !


Já a teologia é a ciência da fé. E como ciência, é fundamentalmente positiva e especulativa, isto é, admite argumentação, reflexão, meditação, pesquisa, averiguação. Por isso, é ciência. Jamais discuta fé com quem quer que seja, fé não se discute. Mas esteja sempre aberto para uma conversa com argumentos teológicos. Porém, cuidado para não misturar as estações. O respeito aqui é fundamental.


Mas onde começa uma e onde termina a outra ? É possível estabelecer fronteiras ? Tanto a fé quanto a teologia, cada uma possui o seu campo de atuação. São independentes, mas travam um diálogo constante. A fé é a adesão do homem aos preceitos divinos e a teologia é, nada mais nada menos, do que a inteligência da fé. Quer entender melhor essa diferença, de forma mais simples ?


Como disse antes, é preciso obedecer os preceitos da Revelação, este é o balizamento de nossa atuação. Reflexão : - Deus Pai pode se encarnar ? Pela visão da fé, não. Pois a fé obedece, fielmente, os argumentos da Revelação e a encarnação do Pai não é dado Revelado. Pela visão da teologia, sim. Pois a teologia é uma ciência positiva e especulativa. Portanto, deve estar sempre aberta a analisar todos os pontos e questionamentos.


Outro exemplo : - Cristianismo e reencarnação podem caminhar juntos ? Pela ótica da fé, não. Em hipótese alguma. Reencarnação não faz parte da Revelação, esta trata, tão somente, da ressurreição, que é citada no Novo Testamento 54 vezes, enquanto a reencarnação não é citada nenhuma vez. Agora, pela ótica da teologia, sim. Como ciência ela tem o compromisso de investigar todas as perguntas e buscar as respostas.


Mais um exemplo : - A ressurreição é imediata ? Pela visão da fé, não. Pois, essa afirmação nada tem a ver com os dados Revelados. O Novo Testamento deixa claro, o tempo todo, que ela ocorrerá na Parusia, isto é, quando do retorno de Jesus. Pela visão da teologia, sim. A ciência teológica leva em consideração todos os aspectos inerentes à essência da disciplina. Neste caso, alguns entendidos chamam a atenção para o fato de que Jesus, quando crucificado, respondeu a uma pergunta de Dimas com a seguinte frase :


- em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.”


Não seria esse um sinal de que a ressurreição é, praticamente, imediata ? Voltamos a insistir : pela fé, não, e por que ? Porque não tem base na Revelação. Mas a teologia, como ciência, pode e deve investigar.


Portanto, fica claro que a Revelação é o ponto de partida de tudo. E o que é a Revelação ? É a Palavra de Deus que nos foi comunicada pelos profetas e por Jesus ao longo dos séculos. A palavra de Deus é “ativa e eficaz”. A fé é o elo de ligação, profundo e consolidado, entre Deus e o homem que “acolhe” com gratidão esse amor ágape que nos é Revelado. E a teologia cristã é a ciência da fé, que eu prefiro denominá-la como ciência da ESPERANÇA !


Leia : Mt 8, 10 ; Mt 17, 20 ; Mc 4, 40 ; Lc 7, 9


Meditando :


  • O que é a fé para você ?

  • O que é a teologia para você ?

  • O que é a Revelação para você ?

  • Algumas pessoas dizem : - perdi a minha fé !

    Pode alguém perder o que nunca teve ?








Leandro Cunha
Enviado por Leandro Cunha em 09/05/2010
Reeditado em 09/05/2010
Código do texto: T2247378
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.