A Saga de Godofredo Parte II – Binário

02.09.23

482

Janice fez as correções e ajustes no programa com sua equipe, testou novamente nos voluntários e pronto para aplicá-lo em Godofredo. Estava ansiosa.

-Será que vai dar certo? Será que vai afetar o cérebro dele? Tenho medo – pensando deitada na cama sem conseguir dormir. Iria testar no dia seguinte.

Foi sonolenta e preocupada ao hospital logo cedo. Entrou no quarto de Godofredo com os equipamentos instalados e com ele inerte na cama. Os médicos responsáveis pelo tratamento lá se encontravam. Seu professor e orientador da sua tese de doutorado, e que muito ajudou no programa, também a aguardava. Nervosa, cumprimentou a todos:

-Bom dia! Espero que seja um ótimo dia hoje – falando com voz tremula e insegura.

-Será sim Janice, tenho certeza – respondeu seu mestre.

Os equipamentos estavam ligados e ela deu início, acionando o link com o supercomputador da Petrobras, indispensável para a construção dos algoritmos dos sistemas, aguardando o programa estar pronto para conectar os eletrodos à cabeça de Godofredo. Uma enorme tela mostraria as imagens do cérebro de Godofredo. Também, estava conectada com os pesquisadores na Suíça e com a equipe de inteligência artificial nos Estados Unidos, que acompanhariam todo o teste.

O supercomputador demorou cerca de dez minutos e inicializou. Janice liberou para que o capacete de conectores e sensores fosse colocado na cabeça de Godofredo. Angustiada e nervosa, aguardava o tão sonhado momento em que entraria em contato com o seu amor, ou não.

-O capacete está instalado e conectado – disse o médico neurologista que monitoraria o eletroencefalograma de Godofredo durante o teste. Os demais equipamentos da UTI mantinham-se operantes, caso algum imprevisto ocorresse com os respectivos médicos responsáveis a postos. Tudo pronto!

Janice, receosa, demorou um pouco para dar o “enter” no computador, dizendo a todos:

-Seja o que Deus quiser! – apertando a tecla e se posicionando em frente à câmera do laptop.

A tela começou a apresentar inúmeros pontilhados com imagens disformes e indecifráveis.

Godofredo preparava-se para ir ao encontro dos Montfort em Nancy e viu que Cons. começou a se transformar na imagem da sua mulher Janice. Ele não entendeu o que ocorria. Novamente tudo ao seu redor, pessoas, cavalos, sons ficaram paralisados como uma foto instantânea do momento. A imagem de Janice flutuava no espaço olhando-o carinhosamente. Godofredo se emocionou ao vê-la e tentou falar com ela.

-Oi meu amor querido – saindo uma voz disforme, transformando sua fala em muitos números zero e um, como um código computacional. Olhou para seus braços e mãos também moldadas por milhares de sinais zero e um. Todo ele estava transformado em uma linguagem de computador. Um binário!

Janice e os demais presentes juntos a enorme tela no quarto de Godofredo, viram a imagem dele se materializando em três dimensões, quase saindo do monitor, com sua fala pausada e rouca, difícil de compreender.

Janice começou a chorar, pois entendeu o que ele falou: Oi meu amor querido – repetiu em voz alta para todos, que se regozijaram do feito, abraçando-se e alguns dizendo: funcionou, que maravilha!

Mas ela sabia que ainda era cedo para aceitar que o sistema funcionava, pois precisaria se conectar de fato com ele.

Godofredo materializado em linguagem computacional viu que Janice também estava moldada da mesma forma. Janice respondeu:

-Meu amor, você me ouve?

Godofredo notou que ela proferiu uma frase, mas não escutou o som de imediato, pois como ele, a fala de Janice era moldada também por milhares de zeros e uns. O som seguia depois, deturpado e com muito eco, quase não conseguindo entender. Godofredo entendeu, respondendo:

-Sim - a sala irrompeu novamente em urros e vivas com o contato efetivado!

Então os equipamentos de monitoramento começaram a mostrar alterações nos batimentos cardíacos e respiração de Godofredo, como o eletroencefalograma com curvas anormais, provocando preocupação aos médicos.

Dr. Luiz, responsável pela equipe médica de Godofredo falou para Janice:

-Acho melhor você desligar o sistema, pois pode por em risco a estabilidade do coma de Godofredo.

Janice concordou, mas antes de desligar, falou para o marido:

-Eu te amo! – desligando o sistema, apagando a imagem dele na tela. Ela chorava copiosamente.

Godofredo entendeu a mensagem de amor da esposa. Ficou abalado e sensibilizado pelo ocorrido, sentindo uma forte pressão no seu peito, e na cabeça uma dor insuportável deixando-o alucinado. Ele deu um grito fortíssimo e alto acordando-o do transe.

Estava novamente em Linthelles preparando-se para ir a Nancy, como no momento em que se transformou em binário. Cons. não era mais a sua esposa flutuante. Godofredo comentou com Cons.:

-O que aconteceu? Será que foi um sonho com Janice? E a linguagem de zeros e um que me transformei? Tive uma insuportável dor na cabeça, quase enlouqueci. Será que tem a ver com essa tentativa da Janice de falar comigo?

Cons. demorou a responder:

-Sim, está tentando por meio de algum programa de computador através do seu cérebro, deduzo, pois a linguagem binária é a forma de comunicação computacional que te transformou.

-Sistema binário? Será possível?

-Acredito que sim, e deve ter causado esta dor insuportável na sua cabeça.

-Bem, pelo menos nos vimos e me deu um grande estímulo para seguir em frente e terminar minha tarefa. Vamos agora para Nancy! Espero que tente mais vezes para saber como ela e meus filhos estão. Saudades!

Nota do Autor:

Obra ficcional, qualquer semelhança é mera coincidência.

Fernando Ceravolo
Enviado por Fernando Ceravolo em 02/09/2023
Reeditado em 02/09/2023
Código do texto: T7876115
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.