A HISTÓRIA DE NOEMI COM DRAMATIZAÇÃO

I. NOEMI SE APRESENTA E FALA SOBRE AS CIRCUNSTÂNCIAS DIFÍCEIS EM SUA VIDA.

EU SOU NOEMI; MEU NOME SIGNIFICA: AGRADÁVEL, AMÁVEL, ALEGRIA, ENCANTADORA. MORAVA EM BELÉM DE JUDÁ. BELÉM SIGNIFICA “CASA DE PÃO”.

CASEI-ME COM ELIMELEQUE, UM MARIDO ABENÇOADO POR DEUS. O SIGNIFICADO DO SEU NOME; MEU DEUS É REI.

TIVEMOS DOIS FILHOS: MALOM QUE SIGNIFICA: FRACO, DOENTIO E QUILIOM: FRAQUEZA, TRISTEZA. ÉRAMOS UMA FAMÍLIA PRÓSPERA E VIVÍAMOS FELIZES, ATÉ O MOMENTO EM QUE A CIDADE ENFRENTOU GRANDE CRISE, FICANDO DE UMA HORA PARA OUTRA SEM PÃO. E AGORA, O QUE FAZER? CONCLUÍMOS QUE A MELHOR SOLUÇÃO SERIA MUDARMOS PARA AS TERRAS DE MOABE.

RECONHEÇO QUE NÃO AGIR COMO UMA MULHER VITORIOSA, IDÔNEA, SÁBIA PARA ABRIR A MINHA BOCA COM SABEDORIA E JUNTOS REFLETIMOS SE AQUELA SERIA A MELHOR DECISÃO. ENSINAMOS NOSSOS FILHOS SOBRE DEUS, SEU CARÁTER, SEU PODER, NO ENTANTO, DOMINADOS PELO MEDO DE PASSAR FOME E ENFRENTAR A CRISE, PREFERÍAMOS SAIR DE BELÉM.

NO INÍCIO, IA TUDO BEM, ATÉ O MOMENTO EM QUE FUI SURPREENDIDA COM A MORTE DE MEU MARIDO. FIQUEI COM MEUS DOIS FILHOS, OS QUAIS TOMARAM PARA SÍ MULHERES MOABITAS. UMA SE CHAMAVA RUTE, CUJO NOME SIGNIFICA AMIZADE, A OUTRA ORFA, QUE SIGNIFICA CORÇA NOVA. EU COSTUMAVA CONTAR MUITAS HISTÓRIAS SOBRE O POVO DE ISRAEL PARA AS MINHAS NORAS, TORNANDO IMPOSSÍVEL QUE O CORAÇÃO DE RUTE NÃO FOSSE TOCADO.

PASSARAM-SE QUASE 10 ANOS E SOFRI A PIOR TRISTEZA PELA QUAL UMA MÃE PODERIA PASSAR. A MORTE DE MEUS DOIS FILHOS, MALOM E QUILIOM. QUANTA TRISTEZA, QUANTA DOR. QUE PERDA IRREPARÁVEL!!!! MINHAS NORAS AGORA ERAM AS MINHAS ÚNICAS PARENTES EM MOABE.

FIQUEI DESANIMADA, ABATIDA. MINHA FÉ SE ESFRIOU NO MOMENTO EM QUE MAIS PRECISAVA DELA. RUTE 1:13. FUI TOMADA DE FORTE RAIZ DE AMARGURA. HEBREUS 12:15. ACHEI QUE DEUS ESTAVA DESCARREGANDO SUA MÃO CONTRA MIM.

MUITAS VEZES AGIRMOS ASSIM, CULPANDO DEUS PELAS COISAS RUINS QUE NOS ABATEM.

RESOLVI VOLTAR PARA BELÉM COM MINHAS NORAS. NUM MISTO DE TRISTEZA, AMARGURA E SEM ESPERANÇA, SUGERI QUE ELAS VOLTASSEM PARA SEU POVO. ORFA, RELUTOU, DEPOIS ME ABRAÇOU ME BEIJOU E RETORNOU PARA SUA FAMÍLIA. QUANTO A RUTE, VEJAM O QUE ELA ME RESPONDEU: RUTE 1:16,17. MESMO DIANTE DE MEU NEGATIVISMO, ELA NÃO DESISTIU DE MIM E NÃO PERDEU A SUA FÉ NO DEUS DE ISRAEL. QUE NORA AMOROSA, DÓCIL, GENEROSA E TÃO PACIENTE COMIGO!!!!

CHEGUEMOS A BELÉM. AS MULHERES DA CIDADE AO TOMAR CONHECIMENTO DO MEU RETORNO, VIERAM ALEGRES, FELIZES PARA DAR-ME AS BOAS VINDAS, DIZENDO: “NÃO É ESTA NOEMI???”

NA MINHA OBSTINAÇÃO ME VENDO DERROTADA, FRACASSADA, LHES DIZIA: NÃO ME CHAMEIS NOEMI, CHAMAI-ME MARA, AMARGA. v. 20 e 21 e PV. 23:7.

EU NÃO CONSEGUIA VER NADA ALÉM DO MEU SOFRIMENTO. MINHA FIXAÇÃO NAS CIRCUNSTÂNCIAS, TANTO PASSADAS COMO PRESENTES, LEVOU-ME À DESESPERANÇA.

II. TENHO BOAS NOTÍCIAS PARA VOCÊS. DEUS MUDOU O MEU CATIVEIRO, REMOVEU O MEU OPRÓBRIO, DANDO-ME DUPLA HONRA.

RUTE FOI O INSTRUMENTO QUE O TODO PODEROSO USOU PARA TROCAR AS MINHAS VESTES DE SACO E DE CINZAS E ME VESTIU EM SUAS VESTES DE LOUVOR E DE ALEGRIA – ISAÍAS 61:1-3.

CHEGAMOS EM BELÉM NA ÉPOCA DA COLHEITA. RUTE LOGO ARREGAÇOU AS MANGAS E FOI PARA O CAMPO ATRÁS DOS SEGADORES “REBUSCANDO”, OU SEJA, COLHENDO O QUE DEIXASSE CAIR. ASSIM, OBTERIA ALIMENTO PARA NÓS DUAS. AS LEIS DE MOISÉS ORDENAVAM AOS PROPRIETÁRIOS QUE DEIXASSEM PARTE DA COLHEITA NO CHÃO PARA OS “POBRES E ESTRANGEIROS”. - LEV. 19:9.

DEUS EM SUA INFINITA GRAÇA, FAVOR E MISERICÓRDIA CONDUZIU RUTE PARA REBUSCAR NO CAMPO DE BOAZ. LOGO ELE FICOU SABENDO DA TRAGÉDIA QUE HOUVE COM A MINHA FAMÍLIA E DO MEU RETORNO JUNTAMENTE COM A MINHA NORA QUE DEIXARA SEUS DEUSES E SEU POVO, PARA ME ACOMPANHAR E SEGUIR O DEUS DE ISRAEL. RUTE CAIU NA GRAÇA DE BOAZ QUE TRATOU COM BENEVOLÊNCIA, DECIDINDO RECOMPENSÁ-LA PELA SUA LEALDADE PARA COMIGO. RUTE 2:8,9.

EU E MINHA NORA VIVEMOS UM RELACIONAMENTO DE AMIZADE, COMO DE MÃE E FILHA. TODA VEZ QUE VOLTAVA PARA CASA ME CONTAVA COMO FOI O SEU DIA E ONDE HAVIA REBUSCADO. RUTE 2:19,20. PARA MINHA ALEGRIA FIQUEI SABENDO QUE O NOME DO HOMEM ERA BOAZ, UM DOS NOSSOS REMIDORES.

ACONSELHEI RUTE A JUNTAR-SE COM AS MOÇAS DE BOAZ E QUE NÃO FOSSE PARA OUTRO CAMPO. TAMBÉM A ORIENTEI QUE FOSSE A EIRA AO ENCONTRO DE BOAZ E COMO DEVERIA PROCEDER.

ELA OBEDECEU E SEGUIU TODAS AS MINHAS INSTRUÇÕES. ELE PROMETE CASAR-SE COM RUTE (3: 1-18).

BOAZ REDIME RUTE E CASAR-SE COM ELA. (4: 1-12). (V. 10)

MINHA ALEGRIA E FELICIDADE SE COMPLETAM COM O NASCIMENTO DO MEU NETO OBEDE. AS MULHERES ME DISSERAM: (4: 14,17).

PUDE TESTIFICAR NO FIM DA MINHA VIDA QUE O SENHOR É MUITO MISERICORDIOSO E PIEDOSO. TG. 5:11.

ALÉM DE BISAVÓS DO REI DAVI. BOAZ E RUTE SÃO MENCIONADOS NA GENEALOGIA DE JESUS, NOSSO GRANDE RESGATADOR, QUE NOS UNE A ELE APAGANDO NOSSAS TRISTEZAS, DANDO-NOS UM FUTURO PLENO DE PAZ E DE ESPERANÇA.

CONCLUSÃO: NOEMI E RUTE MULHERES VIRTUOSAS E PRECIOSAS, NOS DEIXARAM UM LEGADO DE FÉ, COM SUAS EXPERIENCIAS DE PERDAS, TRISTEZAS, DOR, FRUSTRAÇÃO E SOFRIMENTO, PERSEVERANDO E CRENDO NO DEUS QUE NÃO MUDA. QUE É PODEROSO PARA MUDAR CIRCUNSTÂNCIAS. ELE TEM O COMANDO E O CONTROLE DE TODAS AS COISAS.

QUAL O SEU DRAMA?????

O QUE LHE AFLIGE NESTE MOMENTO??????

O DEUS DE NOEMI; O DEUS DE RUTE É O SEU DEUS, O NOSSO DEUS.

escriba vilela
Enviado por escriba vilela em 16/10/2016
Código do texto: T5793143
Classificação de conteúdo: seguro