No Capítulo Anterior:

Aristeu conta no bar o que ele fez:
- Tranquei ela no barraco pra ela não sair, até eu decidir o que vou fazer com ela, Enquanto tem comida ela não vai morrer de fome.
E você Aristeu a onde vai morar ? - Pergunta Ricardo.
- No barco, vou comer no bar.
- Ela vai gritar e o vizinho vai escutar, é caso de polícia, você vai ter que explicar!

Tião complementa:
- O que está se passando com você ?
Etá piorando, três dias que não vai pro mar pescar, vejo você só de bar em bar, cadê o Aristeu que só gostava com os amigos se encontrar, arrumou uma meretriz pra sua vida arruinar, que isto Aristeu "tá" fazendo errado, mantendo ela presa, logo é você que vai pra cadeia ser trancado.
Aristeu responde:
- Deixe ela! Porque assim ela vai me dar valor, vai me compreender que fiz por amor.
Tião responde:
- Você ama muito esta mulher, você quer a felicidade dela?
- Amo minha nega Isabel – Respondeu Aristeu
- Então vai e abre a porta, deixe ela escolher se ela não for embora ela ama você, mas se ela for com outro, não fique triste meu amigo... Cuidado pra pinga não acabar com você. – Respondeu Tião

Dois dias depois...
Aristeu resolve ir libertar Isabel, conversou com ela e pediu perdão Isabel, com olhar triste diz:
- Não! Meu coração também trancou você precisa entender que eu não amo mais você.
- O que você vai fazer Isabel, você vai embora pra casa da Morena Rosa? Eu tenho que ir trabalhar, fique sozinha terá tempo pra pensar, amanhã cedo quando eu chegar teremos tempo para conversar.

Aristeu sai para o trabalho, horas mais tarde Isabel decidiu ir embora para a casa do Médico, todos os seus pertences ela tirou, deixou um bilhete escrito para Aristeu: Para mim o que você fez foi o fim, tudo entre nós acabou fui embora para a casa do Doutor.

Na manhã seguinte Aristeu chega em casa chama por Isabel e ela não responde, ele entra um pouco assustado procura por Isabel e ela não está e vê também que seus pertences não está mais lá... Em cima do travesseiro ele encontra um bilhete que ela deixou.
........
Pensando Aristeu diz:
- Há Nega Isabel não acredito no que está escrito neste papel. O bilhete que você deixou, você foi embora com o moço doutor nem pensou no meu amor, você já esqueceu tudo que você sofreu?
Lá aonde você morava a vida que você fazia, todos os homens escolhia você, eu te vi nega Isabel e trouxe comigo só pra ser minha mulher, aqui na Vila Maré onde viemos morar, todas as noites com meu barquinho nós dois juntinhos nós ia pescar, eu queria com você casar ter quatro rapaizinho pra o nosso barraco alegrar, mas você ficou triste e foi embora porque reclamei da feira que você fazia, você se enfeitava demais o decote do seu vestido os homens ficavam olhando e até perdia o sentido, sua blusa transparente seu batom vermelho você ficava horas olhando no espelho, só pra ir na feira comprar laranja pêra, nega Isabel o que os outros ia pensar, fica rebolando pra lá e pra cá, o China da banca de tomate ficava admirando o seu decote e quando o doutor chegou aqui na vila Maré todos os dias você ia se consultar, o povo vivia falando: Sua nega Isabel anda te enganando.
Comecei a te espiar por isto nega Isabel resolvi te prender, ah nega Isabel gosto tanto de você, você só me despreza reclama o dia inteiro que não tenho dinheiro pra você comprar perfume, a nega Isabel você vai voltar se Deus quiser, a onde está vou te encontrar, sem você não consigo ficar, sou um pobre pescador não tenho nada mas tenho por você um grande amor, nega Isabel eu sei que você é desse jeito cheia de defeito mas quem não tem, eu vou te encontrar custe o que custar, com você eu vou casar. Nega Isabel fiquei sabendo do lugar que você está , amanhã bem cedinho eu vou te buscar pensava que eu não ia te achar?
Levantei bem cedinho vesti meu terno de linho que eu havia comprado para o nosso casamento, lá na loja do amigo Bento, junto com o seu vestido branco, já estava tudo acertado era no segundo sábado o nosso casamento, vesti minha camisa listrada, coloquei o meu chapéu de lado e fui até o bairro da Areia branca, na rua aquelas crianças brincando de amarelinha, aqui mudou uma mulher alta,negra Isabel?
- Mudou sim é a nova vizinha ali na casa do doutor.
Bati na porta ela perguntou, quem é ?
- Sou eu Aristeu, eu vim lhe buscar, vamos conversar Isabel
Ela responde,
- Pode falar Aristeu.
- O seu amor é só meu e eu não divido com ninguém.
Isabel responde:
- Eu não vou, prefiro morrer!
Aristeu responde:
- É assim que você escolheu nega Isabel?

Dois tiros foram ouvidos na calçada, dois corpos caídos, olhares curiosos pergunta, quem é? O que aconteceu?

Morreram juntos nega Isabel e Aristeu.

Fim!
Mara de Andrade
Enviado por Mara de Andrade em 11/05/2016
Reeditado em 12/05/2016
Código do texto: T5632672
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.