O ladrão de café - 3º capítulo: "Do trono ao lixo"

De Clieu acorda e responde :

– Sim, sim vossa majestade entendia tudo, mas teve uma hora que não me lembro, o elefante come o café antes da cabra?

– Elefante? Elefante? Desde quando eu botei um elefante na história? Mas me diga qual é o seu nome? Pergunta o rei, indignado.

– Vossa majestade o meu nome é Gabriel-Mathieu François D'ceus de Clieu. Diz, se levantando.

Rei Luiz XIV pergunta :

– Você não seria é , é , é do exercito da ...

De Clieu interrompe e fala :

– Marinha senhor .

– Seria capitão? Pergunta o rei.

– Sim vossa majestade. Responde De Clieu.

E rei Luiz XIV fala:

–Ah! Você era capitão?

– Não. Eu "sou" capitão majestade. Responde

– Não, eu acho que você ainda não entendeu. Você era capitão, não é mas. Repeti o rei.

E De Clieu fala, não entendendo:

– Como assim? Eu não sou mais capitão?

– É, você não é mais capitão. Vou simplificar porque a sua cabeça não deve funcionar muito bem. Até, vai embora, adeus, você está despedido. Isso está bom ou quer que eu desenhe? Debocha o rei.

– Por que eu estou despedido? O senhor não pode me despedir! Diz De Clieu, indignado.

E o rei Luiz fala:

– Eu posso sim. Eu não sei se você sabe, mas eu sou o rei da França. De Clieu começa a chorar E diz:

– Mas o senhor não pode fazer isso, eu tenho 7 filhos , 2 esposas, 3 sogras e um irmão com uma doença muito grave.

E o rei Luiz XIV fala:

– Ah! Está bom, chega de chorar, tu é homem e homem não chora, pode ir no navio vai limpar o convés. Ordenou o rei Luiz.

De Clieu fala:

– Vossa majestade, não poderia ser alguma coisa melhor do que limpar convés? E rei Luiz XIV responde:

– Claro, sim , sim , que tal eu renomeá-lo para capitão, melhor , que tal você virar um conde, um duque até um barão, quem sabe eu possa te dar um ilha pros dias quentes, quem sabe uma frota inteira de barcos vários, médicos para cuidar de seu irmão, um calabouço pra prender as suas 3 sogras e um aumento de 100% de seu salário e férias que durem um ano inteiro.

– Sério? Pergunta De Clieu, já acreditando.

E rei Luiz XIV responde:

Não, mas foi você quem começou, você vai lavar convés e não se fala mais disso, quem ficará em seu lugar será capitão Willian Bouvier, amanhã mesmo partirá para a Martinica.

De Clieu tenta pedir ao rei Luiz XIV mais uma vez dizendo:

– Mais vossa majestade, mais nada poderia fazer?

– Você é bastante insistente mau caro! Não, só lhe faço uma pergunta: Você quer sair daqui como um homem digno de cabeça erguida ou insistir mais um pouco e ser tirado desta estufa como um ladrão sendo arrastado por guardas?

– Claro, meu rei, que eu sairei daqui como... Responde De Clieu, de cabeça erguida, quando é interrompido pelo rei:

– De cabeça erguida como um homem digno!

E De Clieu responde balançando a cabeça para um lado e para o outro:

– Não meu rei, insistirei até a morte ou até o senhor se render !

E rei Luiz XIV fala rindo de De Clieu:

– Ra, Ra, Ra você sabe que eu posso muito bem mandar corta sua cabeça! De Clieu responde sorrindo :

– Claro meu caro rei , podem me chamar de muitas coisas menos de covarde, não desistirei até conseguir o que eu quero.

E rei Luiz XIV escala os dedos falando:

– Guardas retirem este homem daqui, meu caro eu só não o mandarei para a guilhotina pois gostei da sua persistência!

Os guardas chegam e ficam do lado do Rei Luiz quando De Clieu agradece:

– Muito obrigado vossa majestade, então nada poderá fazer?

– Não, não, não, quem sabe no futuro. Responde o rei.

Rei Luiz XIV estala os dedos e De Clieu se defende:

– Não, vossa majestade não precisa chamar os guardas , eu sairei de cabeça erguida. Mais saiba que eu não gosto de pensar no futuro.E Rei Luiz XIV pergunta:

– Por que não pensa no futuro?

– Meu caro rei, eu não penso no futuro, pois em breve ele virá. De Clieu vira as costas e continua: – estou a me retirar.

E Rei Luiz XIV sorrindo:

– Inteligente, bastante inteligente, guardas acompanhe ele até a saída , até em breve.

E De Clieu responde :

– até. Responde De Clieu, indo em direção a saída, sendo seguido pelos guardas do rei Luiz XIV.

Lucas Pregvir
Enviado por Lucas Pregvir em 08/12/2014
Código do texto: T5062809
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.