O Perfume do Meu sertão- A Mulher do Papagaio

Oitavo capítulo- segunda parte

Seu Jair estava com a sua calma na frente da sua casa, preparando um bom fumo que lhe dava tanto prazer.

Foi quando observou do outro lado da rua, sua filha Neuza aos prantos acompanhada por suas amigas, Graça e Márcia.

O velho com peso considerável levantou-se com dificuldade e começou a falar, com sua voz atropelada.

Jair: O que houve Neuza!? Entre já pra casa, não quero que fique falada!

A pobre moça e carregada com dificuldade pelas amigas.. Não conseguia se firmar em pé, pelo nervosismo e pelos tornozelos machucados.

Graça: Vamos entrar minha amiga, vou lhe preparar uma água com açúcar.. Vai baixar os ânimos.

Entraram no pequeno sobrado e a porta se fecha rapidamente, sem chance de ninguém espiar!

Jair baforando o seu cigarro de palha, coça a cabeça tentando imaginar o que havia ocorrido.

Jair: Afinal, o que aconteceu!? O mundo caiu e não fui avisado??

Graça: Não, não Seu Jair. E sua filha que perdeu a cabeça mesmo.

Márcia: Eu sempre digo pra ela não se importar com os comentários desse povo, ainda mais de um moleque!

Com a voz embargada pelo choro, Neuza tenta sua defesa.

Neuza: Isso porque não são vocês! Eu tento me controlar, mas todo domingo e a mesma amolação!

Me chamam de encalhada, gritam pra que eu saia do caritó!

Perseguem me atirando pedras, e agora me chamam de manca!?

Muita coisa pra uma cristã!

Com dificuldade Neuza se deita em sua rede e tira os sapatos novos, mostrando um alívio imediato. Graça vai até a cozinha buscar um copo de água.

Neuza: Não aguento mais ser apontada como solteirona. E o senhor meu pai!

Não disse que iria arrumar um marido pra mim!? Cadê??

Jair com a sua velha calma, coloca o cigarro na boca e pensa com o olhar perdido.

Jair: Eu tento arranjar um marido pra ti, essa cidade só apresenta rapaz com compromisso ou velhos com o pé na cova.. Vou procurar minha filha, essa semana não passa!

Neuza: Acho bom meu pai! Acho bom!!

Se não me arranjar um marido, juro que faço a vida... Melhor ser gritada como quenga, do que ser gritada como encalhada e tenho dito.

Márcia: Está maluca Neuza!? Fala isso por não saber como e vida de quenga.

Neuza: Nossa Márcia, falou de um jeito como se já tivesse vivido.

Um silêncio se faz na sala, todos se olham insistentemente e Graça fica parada como estátua.

Graça: Para de falar sandices Neuza! Parece ate um papagaio...

Não precisa ser da vida pra saber como e a rotina de uma perdida.

Márcia: Isso.. Isso mesmo! Toma essa água e fecha sua boca um pouco...

Neuza se acalma e resolve tirar um cochilo, as amigas resolvem ir embora e Seu Jair continua fumando feito uma chaminé. O dia se passa e a noite chega, intensa e com a lua majestosa no céu.

Seu Jair coloca seu terno mais chique, e se dirige a porta chamando atenção de Neuza.

Neuza: Onde vai meu pai!?

Jair: Vou em um velório...

Neuza: Velório!? E quem morreu??

Jair: Um amigo, um amigo...

Neuza: Pare de me enganar, o Senhor vai jogar!

Jair: Tá bom, tá bom! Vou jogar sim... E pra garantir o seu futuro.

Neuza: E como o meu futuro pode estar atrás de mesas de jogo? Me respeite!

Jair: Não reclame, você não está em condições... Vou jogar e achar um marido pra você!

Neuza fica com cara de espanto e se cala, pois realmente estava apostando a tudo que lhe vinha. Jair coloca seu chapéu branco e fecha a porta.

O velho cruza a praça da igreja matriz e dirige-se a famosa casa das "luzes vermelhas", onde foi recebido com festa pelas meninas que ficam na porta do estabelecimento.

Flor de liz: Olha quem apareceu hoje! Meu papai!! Há aha

Rosa de Perón: Veio pra se divertir, na certa!

Jair: Olá garotas, vim me divertir.. Mas hoje são com as cartas!

Flor de liz: Aah mas que pena papi! Vamos entrar que hoje a casa está cheia!!

Jair entra entusiasmado no estabelecimento e se depara com a cafetina, usando um vestido prata, a senhorita e a vulga Joana "tudo de bom".

Joana: Ora viva! Quem eu vejo... Meu cliente favorito.

Gostaria de tomar um bom drink!?

Jair: Adoraria tomar um bom e velho Whisky! Por acaso hoje aqui em sua casa, entrou algum homem com posses??

Joana: Aah hoje a maioria só jovens pé rapados... O único que tem dinheiro, por sinal um milionário e aquele.

A cafetina aponta para a mesa cheia, logo no centro do salão e Jair enxerga um velho, muito velho.. Põe velho nisso! Jogando truco.

Jair: O milionário que a senhorita se refere e aquele velhaco!?

Joana: Com toda certeza! Há aha

Ele tem empresas que extraem um tal de "látex", falam que e borracha.. Lá pras bandas das Amazonas!

Jair: Então deve ser coberto da nota!! Obrigado minha dama favorita!

O velho Jair com os olhos brilhantes, beija a mão da cafetina e se dirige a mesa do tal milionário. O salão só se ouviam risos, o som do piano ao fundo e estava tomado pelas fumaças vindas dos vários charutos de rapazes e senhores que se embreagavam abraçados com suas damas e também se esbaldavam nos jogos de cassino.

Seu Jair aproximou-se do velho milionario e logo lhe comprimentou com festa!

Jair: Boa Noite meus senhores!! Eu vejo que o jogo está fervendo!

O velho, velho senhor se levanta e se apresenta como Silvio.

Silvio: Boa Noite! Qual seria a sua graça!?

Jair: Minha graça e Jair, ouvi falar muito bem do senhor!

Silvio: A minha fama não me deixa em paz.. Há aha!

Jair: Certamente! Me disseram que e um grande empreendedor e visionário.

Silvio: Sou um sonhador, agora o meu novo empreendimento e com os americanos, no Norte do Brasil...

Jair: Admiro muito as pessoas que saibam explorar o potencial do meu vasto Brasil! Hahahaha!!

Silvio: Este país tem grande potencial e peguei carona dessa leva, futuramente serei o barão da borracha.

Joana: Vamos brindar ao novo barão da borracha!!

Jair: Há aha!! Posso me juntar aos senhores neste carteado!?

Silvio: Sente-se... Fique a vontade, que vou te dar um banho no jogo!!!

Os risos continuaram a percorrer o salão de Dona Joana, os jogos iam de vento e poupa, sendo que Silvio estava invicto e com isso começaram as apostas. Jair como estava desesperado pra casar a sua filha, acabou apostando a moça, sem dó nem piedade.

Silvio: Tem certeza, que quer apostar a sua própria filha!

Joana: Tem certeza!?

Jair: Sim meus amigos, confio no meu taco!!

E desceram mais bebidas deixando os jogos divertidos e perigosos. Depois de algum tempo de muita tensão na mesa, Silvio bate novamente, assim levando o grande prêmio!

Silvio: Bati!! Hahahaha!!! Olhem aqui, ganhei sua filha Senhor Jair...

O velho Jair fingindo estar derrotado, concordou com a vitória de Silvio.

Jair: Meu Deus! Perdi... Pra quando marco o casório com a minha filha!?

Silvio: Eu!? Me casar?? Haha ! Nem pensar!!

Jair: E então... Minha Neusa casará com quem??

Silvio: Ora, ora... Com o meu papagaio!!

E a risada corre solta em torno da mesa, Dona Joana olha pra Jair com uma cara de indignada, nunca tinha visto nada parecido!

Jair: Como, como, como.. Assim!? Está mangando com a minha cara???

Silvio: Pelo contrário amigo, falo com toda verdade do meu coração. Estou muito velho, doente, com o pé na cova!

E não tenho quem deixar o meu pobre Eurico.. Tadinho.

O salão vai abaixo com os risos dos rapazes, Seu Jair não tem onde enfiar o bico... Digo! a sua cara.