Seo Zé das Figueiras!

Seo Zé das Figueiras era um fidalgo tranquilo e muito pacato, vivia ajudando os outros, seja “os outros” quem fossem, quando fulano, ciclano ou beltrano lhe procurava, logo já se levantava de sua rede e se punha; sempre de bom grado; a oferecer seus serviços, nunca chamava de favor, pois dizia que se esperasse algo em troca, seu coração acabaria chorando de vergonha, então sempre pedia apenas que o outro; seja ele quem fosse; na primeira oportunidade que tivesse, ajudasse mais outro.

Mesmo assim, tinha muita gente na cidade, os tais olhos julgadores e cruéis, que lhe criticavam.

"- Você é besta, deixa de ser idiota..."

E completavam.

"- Nem sabe quem são essas pessoas, um dia vai acabar se dando mal ..."

Mas ele não conseguia deixar de ser "besta", pois pensava que se ser besta era ajudar o próximo, então ele seria uma mula empacada pro resto de sua vida e assim foi, até que um dia o destino, como se estivesse pregando uma peça, acabou levando embora o Seo Zé.

E no dia de seu velório a cidade parou, aquela pequena igrejinha não deu conta de tanta gente e muitos moradores acabaram ficando do lado de fora, mas isso não impediu ninguém de se despedir dele, todos queriam orar e agradecer, todos queriam de alguma maneira homenageá-lo, uns cantavam, outros ajoelhavam de frente ao caixão e alguns queriam apenas toca-lo, literalmente a comoção foi geral, exceto os acamados e doentes, todos os cidadãos estavam lá, inclusive os “tais olhos julgadores”.

Só que do outro lado, Seo Zé dizia...

- Quanta besteira, se eu soubesse que fariam isso, preferia não ter morrido...

E continuou.

- Oh Seo Pedro, quando poderei voltar à ativa? Aqui é muito chato, muito parado...

http://www.facebook.com/rascunhosescondidos

Moises Tamasauskas Vantini
Enviado por Moises Tamasauskas Vantini em 25/11/2015
Código do texto: T5460856
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.