O PROFESSOR JUDEU

Môshe Abravanel entrou na sala de aula sorridente. Sua pedagogia, entrelaçava a de Martin Buber* , o "Eu e Tu", era voltada para o estabelecimento do diálogo. Quando se deparava com seus alunos, pensava "Eles são especiais e merecem o melhor". O melhor para Môshe Abravanel era fazer com que seus alunos se relacionassem de forma harmoniosa, respeitando-se mutuamente, numa atitude de encontro de dois parceiros. Sim, a parceria era sua meta. Para contemplar seu intento, passou uma atividade diferente naquela manhã, pediu aos seus alunos que se acomodassem em uma tenda na qual cabia apenas um, e que nela realizassem as tarefas do dia, em duplas.

- Professor Môshe!

- Sim?

- O Jacó e eu não podemos ficar no mesmo grupo.

- Mas, por que, Esaú?

- Porque nessa tenda só cabe um!

- É verdade, professor. Retrucou Jacó. Nessa tenda é impossível conviverem dois.

- Ótimo, os dois ficarão na mesma tenda, e farão as tarefas do dia.

Os meninos, mesmo contrariados, fizeram o que o professor havia pedido. Eles ficaram a aula toda sob uma tenda pequena, na qual havia uma mesa baixa e um só banquinho. Ainda, o material didático para leitura e escrita era individual. Contudo, não somente Esaú e Jacó, mas, também, todos os outros alunos se encontravam nessa mesma situação.

No final da aula, o professor percebeu que os alunos dialogavam de forma diferente, pois haviam se deparado com muitos desafios, tiveram que dividir tudo que seria apenas para um. Quando o professor pediu que apresentassem o trabalho, Esaú e Jacó surpreenderam:

- Eu, Esaú e ele, Jacó, agora somos um! Vamos apresentar o trabalho de um.

- Eu, Jacó, sou “Eu” e ele Esaú é o “Tu”.

- Lógico, meninos, era isso que eu queria! Eu e Tu, dois em um!!!!!

_________________

* Sionista na Alemanha, conciliador em Israel, Martin Buber nasceu em Viena, Áustria, no dia 8 de fevereiro de 1878. [...]Em 1946, publicou o livro Caminhos da Utopia, em que detalha sua visão de uma Terra Santa compartilhada pelos dois povos dentro das mesmas fronteiras. Traduziu a Bíblia do hebraico para o alemão de 1922 a 1961. Morreu aos 87 anos, em 13 de junho de 1965.

Suely Rocha Haussler Rodrigues
Enviado por Suely Rocha Haussler Rodrigues em 15/10/2015
Reeditado em 18/10/2015
Código do texto: T5415327
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.