Miniconto: Eu o Chiquinho e outros Chicos, ou o dia em que nós mijamos cruzado com um Santo.

Meio do caminho entre Santa Rita e São Paulo,

Posto Figueira Branca.;

Parada de quinze minutos avisou o motorista do Danúbio Azul.

Pernas doendo devido ao curto espaço entre as poltronas, boca amarga por ter dormido com o pescoço pendido para baixo favorecendo o refluxo.

Descemos para o tradicional espeto de frango, guaraná e um chichizino amigo.

Fomos os dois para o banheiro, Chiquinho e eu. , de repente ao nosso lado, os passos calmos de um homem calmo trajando um terno branco à moda da década anterior; Era ele, o grande Chico Xavier! Aceleramos o passo e paramos na sua frente com uma imensa alegria estampada em nossos rostos.

Olhamo-nos, e ele com um enorme e afetuoso sorriso

nos cumprimentou..

O Chiquinho, o nosso, se apresentou dizendo: Olá seu Francisco, eu também me chamo Francisco; Um parênteses necessário aqui., ele repetiu a mesma entrada solene de quando arrastou as asas para cima da Marieta Severo, tempos antes, em um teatro em são Paulo, se referindo ao marido dela na época, o outro Chico, mas saiu-se bem dizendo que era o seu maior fan. Parênteses fechado. Fizemos o que tínhamos que fazer e deixamos o Xavier fazer também.

Então, já nos dirigindo ao bar, o Chiquinho disse a ele que éramos de Santa Rita, e ele se lembrou com carinho dos amigos que tinha por aqui, mencionando os nomes da Dona Nair do esposo dela, Brasil Paulista, do José Vila Real e da Dona Margarida.

Ficamos impressionados com gentileza do Chico Xavier, que nos pareceu estar tão contente por nos conhecer, como estávamos nós, por conhece-lo pessoalmente e ter podido apertar sua mão.

Voltamos para o ônibus em silêncio, e assim permanecemos durante toda a metade da viagem à São Paulo, de certa forma embevecidos pelo encontro.

Foi um encontro mágico que não durou mais do que alguns minutos., mas tornou aquela viagem especial e por isso está indelevelmente, marcada em nossas memórias.

O dia em que mijamos cruzados com um Santo.

Ao meu amigo Chiquinho Leone, dedico esta lembrança.