CHANUCAH ( A FESTA DAS LUZES)

CHANUCAH ( A FESTA DAS LUZES)

Um pai estava acendendo uma cahnukyah (candelabro) posicionada bem em frente à janela principal da sala - a maior janela envidraçada da casa e que dava para a rua - quando seu filho de nove anos falou-lhe:

- Pai me conta de novo a história dessa festa.

- Filho com o shamash (vela auxiliar) acenderei a primeira luz. Todos os dias iremos acender uma, durante oito dias - a quantidade de velas que temos e diremos as bençãos apropriadas em agradecimento a um milagre acontecido em 25 de Kislev.

- O milagre de podermos cumprir com as mitvot sempre, sem que ninguém se ofenda por isso e que nos permitam cumprir nossa missão, como nós sempre fazemos com todos os irmãos. Disse o esperto menino.

- Sim, para que possamos nos dedicar ao Único D’us, que tudo criou.

- Pai, eu sei que aconteceu uma grande luta entre Matityahu, seus filhos, contra os gregos.

- Exatamente. Então ao filho mais velho de Matityahu, cujo nome era Yehudah, foi chamado por " Mi Camocha Ba’e-lim Hashem", que significa "Quem é como Tu, ó D’us".

Então, o menino sorriu em paz e feliz, como sempre fazia, e completou: - que se tornou o acrônimo MACABEU. Eles venceram!!!!!

O pai sorriu e convidou o filho a pronunciarem juntos a benção. Em seguida, acenderam o shamash, utilizando azeite específico para aquela ocasião, e iniciaram o acendimento da primeira luz.

******************************************************

No oitavo dia de acendimento, a família se encontrava toda reunida. Procederam aos agradecimentos e foram se deliciar com os doces sonhos e bolinhos de batata feitos pela mãe e irmãs. E todos felizes sabiam que mais um milagre acontecia: a própria conduta de consagração do homem (ser humano) ao Eterno Echad!

******************************************************

Velas, Luzes, Ação por todas as vindouras gerações - Amen!

Suely Rocha Haussler Rodrigues
Enviado por Suely Rocha Haussler Rodrigues em 14/12/2013
Reeditado em 15/12/2014
Código do texto: T4612196
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.