BONJOUR, TRISTESSE

Gélidas, a flutuar, lentas diluem-se no etílico amargor. Sonhos, ora frios, se desmancham, se fundem... Sorvo a mistura. Um torpor me invade aos poucos, conduz-me a outra realidade. O pensar e o sentir se confundem, desconexos. Turva-se a visão, imagens trêmulas, superpostas. Mais um gole, sabor ardente. E outro, e mais outro, enquanto na espiral de fumaça do cigarro esvoaçam sensações sem nome... A taça, assim como eu, agora vazia. Peço outras... Divago no limbo do ser...

Alta madrugada. Garções sonâmbulos a cerrar as portas... Nas ruas, ainda ofertas e liquidações acolhem as trôpegas sombras, a tomar ignotos destinos...

A claridade do amanhecer cega-me os olhos mortiços...

___________________________________________________

Nota: "Bonjour, tristesse" é o título de famoso livro da escritora francesa Françoise Sagan, também transformado em filme. Vinícius de Moraes compôs uma canção com o título "Bom dia, tristeza", em gravações dele mesmo e de Maysa.

O que escrevi não é cena do filme, nem reprodução de parte do livro. Apenas "apropriei-me" do sugestivo título poético e do tema da solidão.

gajocosta
Enviado por gajocosta em 22/09/2015
Reeditado em 15/06/2016
Código do texto: T5390836
Classificação de conteúdo: seguro