Quem nos separará do amor de Cristo?

“Quem nos separará do amor de Cristo? a tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?” (Rom 8:35)

Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte o dia todo; fomos considerados como ovelhas para o matadouro.

Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou.

Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor. (v: 36,37,38,39).

Quem poderá nos separar da graça celeste e da paz divina?

Vejo todos os dias milhares de formas estranhas de pessoas expressarem a tirania divina e o furor da ira de um deus que não suporta que as pessoas sejam pessoas, ou seja pecadores. Vejo pessoas falarem sobre santidade e ser santo de uma maneira inimaginável para qualquer ser normal.

Serpentes, raça de víboras! como escapareis da condenação do inferno? (Mat 33:23)

Jesus se dirigiu assim aos fariseus pela mesma razão que hoje os religiosos merecem desprezo; exigir um nível de comportamento que nem eles jamais praticaram.

Em 1 Co 13 temos uma descrição de um amor e incondicional, o amor de D´us pelos homens, não consigo enxergar uma relação com esse D´us e o deus pregado por mercenários auto-proclamados arautos de D´us. Em todo universo Bíblico pode-se ler sobre homens que falharam devido sua humanidade e que isso não os separou do amor de D´us, pelo contrario foram e são personagens exemplo, tais como Adão, David, Moises, seus erros surtiram conseqüências mas, não lhes tirou a graça dada por D´us.

Erros comuns são toleráveis tanto quanto erros mais graves para o Criador, nossa ótica é que difere um erro de outro, não dar bom dia para alguém pode ser tão grosseiro quanto chamar a esposa do visinho para sair, afinal os dois são erros, conheci um pastor que gostava de dizer que no universo não existe pecadinho e pecadão, existe pecado, ou seja erro, na concepção mais abrangente veremos que pecado é o erro pela falta de conhecimento, de que? De tudo, de vida, de erro e acerto, é assim que crianças erram, é assim que toleramos. A um bom tempo desprezo comentários sobre erros alheios afinal provavelmente eu em situação semelhante faria o mesmo e claro não esquecendo que com a mesma medida que julgo serei julgado (Mat 7:2), as razoes dos erros de cada um são muito particulares e qte onde tenho conhecimento só o Criador conhece o que há no coração de cada um, por tanto somente ele pode determinar o que é pecado ou não. Um ato cometido por mim pode ser um erro e pode não ser; é tudo uma questão de prisma.

Vejamos um exemplo simples sobre a vida.

Sujeito xxx vai ao supermercado e da inicio a um assalto, leva $500,00, mata uma mulher grávida e desaparece, ninguém nunca mais vê o sujeito.

Principio lógico de todos sobre o sujeito xxx, é que trata-se apenas de um ladrão safado e sem escrúpulos, ok? Por tanto um pecador.

Sobre outro prisma vejamos a situação; sujeito xxx esta faminto a 3 semanas, a 5 anos não consegue emprego, vai ao mercado que acredita estar vazio e se depara com clientes e pouco dinheiro, sujeito xxx nunca havia cometido um assalto, esta nervoso, a mulher coloca a mão na bolsa para pegar a bobinha de remédio contra seu ataque de asma, sujeito assustado atira sem pensar e foge. Mulher morta bebe na barriga morto, indo mais longe; o cara nunca mais cometeu um assalto e passou a pratica de caridade na comunidade onde encontrou ajuda, passa todo o resto de sua vida ajudando pessoas famintas nas ruas e ONGS, a mulher morta daria a luz a um menino que futuramente seria um assaltante frio e inescrupuloso, seria ligado ao trafego de drogas e tudo o mais, por suas ações mais de 2000 pessoas morreriam direta e indiretamente sem contar o numero de prejudicados no possesso, e tudo isso ninguém jamais saberia porem o regente Maximo da criação, D´us sabia, pergunto:

Sujeito xxx cometeu um grande pecado ou foi através de sua aparente investida no mundo do crime que D´us lhe deu a verdadeira chance de sua vida?

É fácil olhar aos atos alheios e julga-los mas, quem saberia o que realmente fazer?

Não há nada que separe o homem do amor de D´us, Ele controla tudo e todos os fatos, nada foge de seu alcance e conhecimento.

E nada pode separar um filho de D´us de seu amor, nem mesmo o próprio pecador que tem sua maldição convertida em benção (Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós “Gal 3:13).

Essas crendices dos nossos dias sobre a facilidade de tornar-se um grande pecador é uma grande mentira que visa exclusivamente plantar a culpa e uma vida amarga.

A verdade é uma só:

“Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus” (Gal 3:23)

Ao descrever sua compaixão e amor (1 CO 13), D´us deixou claro que nada pode pagar o preço que já foi pago.

Toda culpa já foi perdoada, todo erro foi apagado, tudo já foi dado a todos os que conseguirem enxergar a graça de Cristo em tudo o que ele fez.

O sacrifício foi um, todos os demais não são alem do que podemos suportar e realizar afinal quem poderá nos separar do amor de D´us?

A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?” No deserto os hebreus sofreram essas injurias porem D´us permaneceu fiel.

Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.

E qualquer um que disser o contrario estará mentindo, nada pode separar um filho de D´us na graça do Espírito Santo da união com o Criador, erros são cometidos todos os dias por nossos filhos, amigos, pais, irmãos, e nem por isso deixamos de ser o que somos para eles, D´us é diferente? D´us é perfeito e em sua perfeição confirmará nossa redenção.

Fiel é o Senhor, o qual vos confirmará e guardará do maligno. (2 Tess 3:3)