LEVI, O COBRADOR DE IMPOSTOS

Homilia proferida no dia 09/02/2008 pelo Padre Robson de Oliveira Pereira, Reitor do Sanrtuário Basílica do Pai Eterno em Trindade GO

www.paieterno.com.br

Sábado, dia dedicado de um modo muito particular à Maria Santíssima, nossa mãezinha do Céu.

Aquela que foi escolhida por Deus, Pai Eterno, para gerar seu Filho Jesus.

No ventre de Maria, Sacrário vivo do Senhor, nós vemos a grandeza da salvação em nossa vida. Em seu ventre imaculado foi gerado o amor supremo, Jesus, que trouxe dignidade a essa jovem de Nazaré, denominada como santa e eleita pelo povo como Nossa Senhora Rainha do Céu e da Terra.

A Bíblia nos mostra em Lc 5,27-32 que Jesus chamou um homem pecador para segui-Lo e este O obedeceu de imediato sem questionar..

Levi era um cobrador de impostos, homem mal visto pelo povo de israel, por isso não merecia crédito por parte dos judeus, Mesmo sendo judeu, seus compatriotas mantinham-no à distância.

O trabalho de Levi não era considerado justo pelo povo e nem pela religião judaica, sendo assim, era um trabalho que o mantinha distante de Deus.

Sendo ele um homem injusto, por que Jesus o chamou para segui-Lo? E Jesus, dirigindo-se a ele não pediu simplesmente, determinou: Siga-me.

Sentindo a força que Jesus exercia sobre ele, sem questionar, mesmo sendo um homem muito rico, bem posicionado junto a sociedade judaica; principalmente daquela dos cobradores de impostos, deixou tudo e foi obediente ao Senhor.

Levi deixou aquela vida de pecado, de morte, de repugnância, vida desprezível, fútil, passageira, de alegrias momentâneas; para começar uma vida nova seguindo os caminhos do Senhor. Deixou tudo para trás porque ouviu a voz de Jesus dizendo-lhe: Siga-me.

Meus irmãos e minhas irmãs: Aquele homem ofereceu um banquete a Jesus que se misturou aos cobradores de impostos e por isso foi muito criticado. Rebatendo as críticas sabiamente Ele disse: Eu não vim para quem é sadio, eu vim para os doentes porque sãos esses que necessitam de remédio. Eu não vim para os justos, porque estes já estão salvos. Eu vim para aqueles que precisam de salvação.

Jesus veio para nos libertar do pecado. Para nos tirar das trevas da morte e nos conceder a graça da vida eterna.

Escutando a voz de Jesus, mesmo sendo pecadores, poderemos mudar de vida. Jesus pede que o nosso coração se abra para o arrependimento. Arrependidos nos convertamos; convertido, não voltemos mais a pecar e viveremos felizes para sempre.

Não existe pessoa que não possa se converter; existe sim um coração duro como pedra que precisa ser transformado em coração de carne. Existe pessoa de cabeça dura que precisa ter uma mente mais aberta.

Meus queridos, irmãos e irmãs, nós que já entendemos o chamado do Senhor devemos cada dia mais renovar a nossa fé e as nossas forças para que possamos lutar contra o pecado que vive a nos rondar.

Cabe a cada um de nós que já buscamos a Deus, e por isso somos seus filhos amados, fazer com que as pessoas que ainda guardam mágoa em seus corações se abram para o perdão. Assim procedendo, elas não estarão somente abrindo suas mentes, como também, o caminho que as conduzirá ao Céu.

Tempo de quaresma é tempo de conversão. Tempo para mudar de vida.

No antigo testamento Isaías vai nos dizer: “Se você se voltar ao Senhor, se você buscar com humildade o Senhor, Ele vai fazer de você um instrumento. Ele vai fazer de você uma pessoa feliz”

O Senhor vai fazer com que sejamos diferentes de qualquer outro ser deste mundo e seremos pessoas queridas e amadas pelo Pai Eterno.

Isaias já profetizava e diz claramente: Pela consciência do povo judeu o Sábado terá que ser o dia respeitado. Quem saisse da porta para fora já estaria pecando.

Nós os cristãos que temos Jesus ressuscitado em nós, devemos ter grande reverência, não pelo Sábado simplesmente e sim pela nova criação gerada em Jesus na Páscoa definitiva do Reino onde todos nós iremos participar um dia. E aqueles que já se foram, pelas graças de Deus, nós assim esperamos que já estejam vivendo este momento maravilhoso ao lado do Criador.

Este tempo de quaresma é um tempo de luz e de força em nossa vida.

Façamos os passos de Jesus no deserto. Não permitamos que o pecado se aproxime de nós ao ponto de fazer nos afastarmos de Deus.

Façamos com que a graça de Deus cresça em nós a ponto de atingirmos os corações daquelas pessoas que ainda se encontram nas trevas do pecado.

Como Mateus, o Levi Pelas faltas cometidas

Eu também sou pecador. Te peço de coração:

Como ele, eu também quero Meu querido Pai amado

Seguir teus passos, Senhor Conseda-me o teu perdão.

A partir deste momento Se me convidas, Jesus;

Vou mudar meu proceder A não ser mais pecador!

Vou seguir sempre ao teu lado. Aceito o teu convite

Vida nova eu quero ter Serei o teu seguidor.

Antônio Oliveira
Enviado por Antônio Oliveira em 09/02/2008
Reeditado em 21/02/2008
Código do texto: T852618