VINDE ESPIRITO SANTO!

Hoje, passados 50 dias da Páscoa, uma semana após a Celebração da Ascensão do Senhor, a Igreja celebra a Solenidade de Pentecostes, a descida do Espirito Santo sobre os Apóstolos e Nossa Senhora reunidos no Cenáculo, portanto o Espirito Santo desce à Igreja nascente. (cf. At 2,1-11).

"Terminada a obra que o Pai havia confiado ao Filho para realizará na terra, foi enviado o Espírito Santo no dia de Pentecostes para santificar a Igreja permanentemente." Foi então que "a Igreja se manifestou publicamente diante da multidão e começou a difusão do Evangelho com a pregação". Por ser "convocação" de todos os homens para a salvação, a Igreja é, por sua própria natureza, missionária enviada por Cristo a todos os povos para fazer deles discípulos. (CIC - Catecismo da Igreja Católica §767)

E agora? Nós, que recebemos este mesmo Espírito Santo no dia do Batismo e na Crisma, que nos tornamos “filhos no Filho” (cf. CIC § 1243, Gl 4,6-7), temos o dever de levar o Evangelho a todos por meio de nossa vida e ações. (cf. Mc 16,15; Ef 5,8-10)

Ensina o Papa Francisco em seu recente documento para o Jubileu 2025 que “Na verdade, é o Espírito Santo, com a sua presença perene no caminho da Igreja, que irradia nos crentes a luz da esperança: mantém-na acesa como uma tocha que nunca se apaga, para dar apoio e vigor à nossa vida” (Spes Non Confundit, n. 3)

Assim, peçamos a Deus a graça de correspondermos a esse dom imerecido, fazendo frutificar em nossa caminhada ações verdadeiramente cristãs, que possam ajudar a transfigurar a realidade do mundo ao nosso redor.

“Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor...”

In Caritate Christi,

Léo Martins

19/05/2024.

Leandro Martins de Jesus
Enviado por Leandro Martins de Jesus em 19/05/2024
Reeditado em 19/05/2024
Código do texto: T8066723
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.