O Mistério da Manifestação da Vida de Jesus em Nós

Há muitos mistérios neste mundo que alguns sim, e outros não, conseguem desvendar.

Alguns conseguiram alcançar e penetrar no conhecimento da estrutura atômica da matéria, do DNA etc, ou seja, no que tange ao conhecimento de coisas relativas ao chamado mundo natural. E isto pelo próprio exercício das faculdades intelectuais e naturais do ser humano, sem o auxílio de uma capacitação externa.

Porém, quando o assunto se volta para o conhecimento do mundo espiritual e sobrenatural, relativo às coisas celestiais e divinas, em sua própria natureza, ninguém está habilitado a desvendá-las e ter a manifestação delas por suas próprias faculdades e capacidades naturais, ficando, neste caso, totalmente dependente de que estas sejam reveladas pelo próprio Deus, naquilo que Ele tem determinado fazer por meio da execução do Seu decreto eterno.

Podemos saber que esta revelação somente pode ser realizada por meio da fé em nosso Senhor Jesus Cristo, que foi designado por Deus Pai como o Agente causal desta revelação, e também pelo Espírito Santo, que é o Agente operante da mesma. Mas, daí, ter a manifestação desta vida divina de Jesus sendo realizada em nós, é algo que transcende o conhecimento nocional e intelectual deste fato, e que fica condicionada à não somente à vontade expressa de Deus de concedê-lo a nós, bem como de atendermos às condições de obediência aos meios de graça (oração, meditação da Palavra etc) para que ela ocorra, sem que no entanto, mesmo neste caso, tenhamos de nós, qualquer poder ou faculdade próprios que possam torná-la uma realidade, pois tudo depende da operação do Espírito Santo na realização delas, conforme podemos ver em abundantes exemplos constantes de passagens do livro de Atos dos Apóstolos.

Somos e estamos de nós mesmos, e isto se aplica ao melhor entre nós, mortos espiritualmente em delitos e pecados. E o que pode um espírito morto fazer em relação às coisas relativas à vida eterna, conforme elas se encontram em Cristo Jesus? Se formos habilitados a alguma expressão e manifestação desta vida, somos dependentes então que isto nos seja injetado pelo próprio Cristo, através da operação do Espírito Santo, para que sejamos vivificados e renovados pelo seu lavar renovador e regenerador. E uma vez tendo-o obtido na primeira conversão, importa continuar andando, vivendo, no mesmo Espírito Santo, para que a vida de Cristo se manifeste em nosso corpo mortal.

Daí as palavras do apóstolo Paulo em Romanos 7. 14-25 a 8.1-16:

“14 Porque bem sabemos que a lei é espiritual; eu, todavia, sou carnal, vendido à escravidão do pecado.

15 Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e sim o que detesto.

16 Ora, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa.

17 Neste caso, quem faz isto já não sou eu, mas o pecado que habita em mim.

18 Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo.

19 Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço.

20 Mas, se eu faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim.

21 Então, ao querer fazer o bem, encontro a lei de que o mal reside em mim.

22 Porque, no tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus;

23 mas vejo, nos meus membros, outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente, me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros.

24 Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?

25 Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. De maneira que eu, de mim mesmo, com a mente, sou escravo da lei de Deus, mas, segundo a carne, da lei do pecado.”

“1 Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.

2 Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.

3 Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado,

4 a fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.

5 Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito.

6 Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz.

7 Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar.

8 Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.

9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.

10 Se, porém, Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito é vida, por causa da justiça.

11 Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita.

12 Assim, pois, irmãos, somos devedores, não à carne como se constrangidos a viver segundo a carne.

13 Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis.

14 Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.

15 Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai.

16 O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.”

Em face de tudo isto, que proveito há portanto em se colocar toda a nossa confiança em relação à salvação eterna, e à manifestação da vida de Jesus em nós, procurando saber qual é a igreja institucional verdadeira para que o obtenhamos? Estar sob esta ou aquela denominação cristã é o que me salvará? O poder de vida e morte foi transferido por Jesus à própria igreja? Se o ramo não estiver ligado à Videira que é o próprio Cristo, poderá ter ele vida? Mesmo que todos os ramos estejam de alguma forma ligados somente entre eles próprios, e sem o Cristo vivo se manifestando com sua seiva neles?

Foi com muita tristeza que ouvi uma pregação de um pastor conhecido que instava com os crentes de sua igreja a buscarem dias de descanso mental, e fugirem da correria do dia a dia, porque Deus nos concedeu esta bênção de podermos descansar para sermos achados psicologicamente tranquilos e estáveis. É nisto que consiste o descanso de Deus ao qual somos chamados a nele entrar, conforme citado na carta aos Hebreus? É no descanso corporal que se manifesta a vida sobrenatural e espiritual de Jesus? É este o evangelho da cruz para a crucificação do ego e da carne que fomos ordenaos pelo Senhor a pregar e ensinar?

“16 Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne.

17 Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer.

18 Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei.

19 Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia,

20 idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções,

21 invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.

22 Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade,

23 mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.

24 E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências.

25 Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.” (Gálatas 5.16-25)

Lembremos que foi somente depois do dia de Pentecostes, quando o Espírito Santo começou a ser derramado, que os apóstolos e demais discípulos de Cristo saíram revestidos de poder de Sua vida ressurrecta pelo mundo afora, ganhando almas para o Seu Reino Celestial, e sempre seremos dependentes do Espírito Santo para que a vida de Cristo se manifeste em nós e através de nós.

Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 17/05/2024
Código do texto: T8064932
Classificação de conteúdo: seguro