O MELHOR DE DEUS AINDA ESTÁ POR VIR

Introdução

Numa conversa entre Ovelha e Pastor, o liderado conta ao seu líder um feito de lhe proporcionou uma grande vitória, esperando manifestação de euforia do Reverendo. O Ministro reagiu exatamente com estas palavras:

“O melhor de Deus ainda está por vir”

Aquelas palavras ficaram batendo como um martelo na bigorna, dando ao abençoado um grande fortalecimento em sua fé. Refletindo a mudanças favoráveis no seu espirito o servo de Deus lembrou-se das palavras do rei Josafá:

“...Jeosafá pôs-se em pé, e disse: Ouvi-me, ó Judá, e vós, moradores de Jerusalém: Crede no Senhor vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e prosperareis” (2 Cr 20. 20)

O melhor de Deus ainda está por vir, mas o momento pode ser de aflição.

Jeremias profetizou prosperidade em meio a grande adversidade

O cenário: Período de 12 anos, 609 a 597 a. C;

1ª DEPORTAÇÃO 606 A.C - Daniel incluso

A extrema dureza de Judá

603 a. C. “1 O pecado de Judá está escrito com um ponteiro de ferro, com ponta de diamante, gravado na tábua do seu coração e nas pontas dos vossos altares” (Jr 17.1)

O Vaso de Oleiro (Diferente em fabricação)

“Assim disse o SENHOR: Vai, e compra uma botija de oleiro, e leva contigo alguns dos anciãos do povo e alguns dos anciãos dos sacerdotes; E sai ao Vale do Filho de Hinom, que está à entrada da porta do sol, e apregoa ali as palavras que eu te disser;” (Jr 19. 1,2)

As terríveis mensagens de Jeová: 6, 9.

“Por isso eis que dias vêm, diz o Senhor, em que este lugar não se chamará mais Tofete , nem o Vale do Filho de Hinom , mas o Vale da Matança” (Jr 19. 6);

“E lhes farei comer a carne de seus filhos e a carne de suas filhas, e comerá cada um a carne do seu amigo, no cerco e no aperto em que os apertarão os seus inimigos, e os que buscam a vida deles” (Jr 19. 9)

2ª DEPORTAÇÃO 598 A.C - Daniel incluso

Jeoaquim preso e amarrado.

“Subiu, pois, contra ele Nabucodonosor, rei de babilônia, e o amarrou com cadeias, para o levar a babilônia” (2 Cr 36. 6).

4600 exilados

“... todas as pessoas foram quatro mil e seiscentas” (Jr 52.28-30)

3ª DEPORTAÇÃO – MARÇO DE 598 a. C. - Ezequiel e Mardoqueu inclusos

Rei Joaquim e mais 10 mil cativos,

“Levou para o exílio toda Jerusalém: todos os nobres e todos os homens de guerra, todos os artesãos e artífices. Ao todo, dez mil pessoas; só ficaram os mais pobres” (2 Rs 24. 14).

Deus, contra os rebeldes, manda Jeremias profetizar.

Assim diz o Senhor: Eis que ponho diante de vós o caminho da vida e o caminho da morte.

O que ficar nesta cidade há de morrer à espada, ou de fome, ou de pestilência; mas o que sair, e se render aos caldeus, que vos têm cercado, viverá, e terá a sua vida por despojo.

Porque pus o meu rosto contra esta cidade para mal, e não para bem, diz o SENHOR; na mão do rei de babilônia se entregará, e ele queimá-la-á a fogo. (Jr 21. 8-10)

A CARTA PROFÉTICA AOS EXILADOS - 597 a C

Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel, a todos os do cativeiro, os quais fiz transportar de Jerusalém para babilônia: Edificai casas e habitai-as; e plantai jardins, e comei o seu fruto. Tomai mulheres e gerai filhos e filhas, e tomai mulheres para vossos filhos, e dai vossas filhas a maridos, para que tenham filhos e filhas; e multiplicai-vos ali, e não vos diminuais. E procurai a paz da cidade, para onde vos fiz transportar em cativeiro, e orai por ela ao Senhor; porque na sua paz vós tereis paz. (Jr 29. 4-7)

Lição: Mesmo estando na maior adversidade Deus requer que levemos a vida na normalidade, porque o melhor de Deus ainda está por vir.

O SENHOR recomenda:

1. Construir casas e habitar nelas;

2. Plantar jardins e comer de seus frutos;

3. Casar e ter filhos e filhas;

4. Escolher esposas para seus filhos;

5. Dar filhas em casamento para que também tenham filhos e filhas;

6. Multiplicar-se e não se diminuir;

7. Procurar a paz da cidade onde o SENHOR deportou;

8. Orar em favor da cidade para que se tenha paz.

Independente da situação, Deus mantém o controle de tudo.

A voz do SENHOR fala à natureza (Sl 29. 3-9)

3 A voz do Senhor ouve-se sobre as suas águas; o Deus da glória troveja; o Senhor está sobre as muitas águas.

4 A voz do Senhor é poderosa; a voz do Senhor é cheia de majestade.

5 A voz do Senhor quebra os cedros; sim, o Senhor quebra os cedros do Líbano.

6 Ele os faz saltar como um bezerro; ao Líbano e Siriom, como filhotes de bois selvagens.

7 A voz do Senhor separa as labaredas do fogo.

8 A voz do Senhor faz tremer o deserto; o Senhor faz tremer o deserto de Cades.

9 A voz do Senhor faz parir as cervas, e descobre as brenhas; e no seu templo cada um fala da sua glória.

A voz do SENHOR fala aos ímpios (Sofonias 2. 5-7)

5 Ai dos habitantes da costa do mar, a nação dos quereteus! A palavra do Senhor será contra vós, ó Canaã, terra dos filisteus; e eu vos destruirei, até que não haja morador.

6 E a costa do mar será de pastos e cabanas para os pastores, e currais para os rebanhos.

7 E será a costa para o restante da casa de Judá; ali apascentarão os seus rebanhos; de tarde se deitarão nas casas de Ascalom; porque o Senhor seu Deus os visitará, e os fará tornar do seu cativeiro.

A voz do SENHOR fala ao Povo de Israel (Dt 6. 4-9)

4 Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.

5 Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.

6 E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;

7 E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.

8 Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos.

9 E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas.

A voz do SENHOR fala à Sua Igreja (Mt 28. 18-20)

18 E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.

19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

20 Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.

A voz do SENHOR fala individualmente aos Seus servos

Deus fala com o pastor (Ap 3. 8-10)

8 Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome.

9 Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não são, mas mentem: eis que eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo.

10 Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.

Deus fala com cada Obreiro

Falou com Paulo (At 22. 17-21)

17 E aconteceu que, tornando eu para Jerusalém, quando orava no templo, fui arrebatado para fora de mim.

18 E vi aquele que me dizia: Dá-te pressa e sai apressadamente de Jerusalém; porque não receberão o teu testemunho acerca de mim.

19 E eu disse: Senhor, eles bem sabem que eu lançava na prisão e açoitava nas sinagogas os que criam em ti.

20 E quando o sangue de Estêvão, tua testemunha, se derramava, também eu estava presente, e consentia na sua morte, e guardava as capas dos que o matavam.

21 E disse-me: Vai, porque hei de enviar-te aos gentios de longe.

Deus fala com cada Membro;

Certamente o Senhor DEUS não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas. (Am 3.7);

O segredo do Senhor é com aqueles que o temem; e ele lhes mostrará a sua aliança (Sl 25.14)

Deus falou comigo;

Numa Plataforma, deitado no meu camarote, no meu ouvido direito soou uma voz firme e forte voz: “Meu servo, concerte-se comigo”

Noutra ocasião quando já no púlpito para celebração de 15 anos de uma adolescente, disse o SENHOR, também no meu ouvido direito: “Meu servo, não te dei uma filha porque não saberias criar”

Pela boca do Seu profeta Elias contemporâneo, me disse:

“O melhor de Deus ainda está por vir”

Não sei o que Deus tem falado com você...

Eu cri nas palavras do Profeta e por isso estou pregando no tema.

O que A voz do SENHOR está falando?

A voz do senhor está dizendo que

O melhor de Deus ainda está por vir (Pv 4.18)

Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.

Vem uma chuva de bênçãos e vitórias para cada crente da Central.

Esta é o ano da honra.