Novo pároco...

A transferência de padres de uma paróquia para outra dentro da diocese, é um fato comum que pode acontecer a qualquer momento.

Somos membros de uma mesma igreja e formamos um só corpo em Cristo; a igreja universal (católica) possui uma dimesão invisível, espiritual, e uma visível, a igreja peregrina,

que somos nós, a comunidade de fiéis formadoa por Leigos e o Clero.

A troca de padres proporciona um fator de crescimento para ambos, sacerdote e comunidade, o padre ao receber o sacramento da órdem, estará a serviço da Igreja, não pertencendo unicamente a determinada comunidade, ele veio de alguma paróquia e certamente irá para outra quando assim for solicitado ou mesmo necessário por questões pastorais.

Creio que nenhum deles quer ficar "a vida toda" nesta ou naquela paróquia, por melhor que esta pareça ser.

É comum o apego dos paroquoabos ao " seu" padre, isto é bom e até positivo, pois reflete o carinho e o cuidado com nossos pastores. Quanto a criticar o bispo por suas decisões quanto ao exercício de suas funções, é não conhecer a igreja e seus mecanismos administrativos.

É função do bispo procurar de forma igualitária o crescimento de todas as paróquias e muito salutar a troca de seus administradores para uma maior interação entre paróquias e comunidades da diocese, parte geográfica administrada por por ele.

Se um padre é "bom" todos precisam dele, sempre olhando pela perspectiva de que não existe "padre ruim" e que o novo vigário virá de coração aberto para abraçar esta "nova família" e começar o seu trabalho, que não será melhor ou pior que seu antecessor, mas que certamente será diferente, pois certamente terá a sua marca.

Cabe à comunidade acolhê-lo e criar condições favoráveis para que este possa desenvolver da melhor forma o seu trabalho assumindo suas funções pastorais e administrativas de direito.

"Somos uma só comunidade e um só povo de Deus"

Que o Senhor nos abençoe e que seu Espírito nos ilumine dando à nossas comunidades novo "ânimo" no serviço pastoral e no acolhimento aos nossos pastores.

A messe é grande, mas poucos são os operárias!

(Mt 9,37)

Nossos padres sempre serão bem-vindos...

Paz e Bem!