AJUDA DIVINA

"TEVE PAULO DURANTE A NOITE UMA VISÃO EM QUE O SENHOR LHE DISSE:NÃO TEMAS; PELO CONTRÁRIO, FALA E NÃO TE CALES"

(Atos, 18:9)

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

JESUS já havia falado antes a Paulo, como no caminho de Damasco (Atos, 9:4), em Jerusalém(Atos, 22:17), Trôades (Atos, 16:9), em grandes crises de sua vida. Portanto, Paulo conhecia a voz de JESUS. Na ocasião aqui historiada, provavelmente Paulo estava desanimado, não sendo mesmo impossível que até chegaste a temer o que poderia aontecer-lhe fisicamente.

Ele fora extraordinariamente ousado, é verdade, porquanto se fixara na casa contígua à sinagoga: e precisamos admirar a sua coragem para tanto. Porém, também é possível que, na calma da noite, ele temesse o que porventura poderia suceder-lhe. Não que ele tivesse receio de morrer, mas a sua grande paixão era a de cumprir de modo cabal, e com sucesso, a sua missão terrena. Sentia que ainda lhe restava muito que fazer para CRISTO e que não podia ser cortada a sua vida, quando ainda era comparativamente jovem. Por isso é que naquela ocasião de calma noturna foi dada esse visão ao apóstolo. É como se o Senhor JESUS houvesse dito nessa visão: "Paulo, nenhuma pessoa ou circunstância pode prejudicar-te: não temas pela tua vida,porquanto tenho posto um escudo protetor ao teu redor. Tua tarefa será completada com êxito. Mas do que isso ainda, eu estou contigo, trabalhando ao teu lado, e colherás muitos frutos e obterás um sucesso muito maior do que tudo quanto vinhas esperando".

E assim, triunfalmente, as nuvens do desencorajamento se desfizeram, e ao apóstolo se permitiu continuar a trabalhar em sua costumeira forma corajosa. Longe de ter de calar-se, pode falar ainda mais ousadamente em prol de CRISTO JESUS, o Salvador do mundo. Paulo havia recebido a ajuda divina de que necessitava. Na maior parte do tempo, DEUS se conserva em segundo plano, oculto dos nossos olhos, depois de ter-nos dado todo o equipamento de que precisamos. Então o Senhor diz-nos para prosseguirmos e fazermos o que estiver ao nosso alcance. Algumas vezes isso nos deixa sozinhos, de outras vezes isso nos encontra desencorajados. Porém, dessa maneira podemos aprender como devemos ficar aos seus pés, trabalhando através da energia de nossa própria vontade, sendo assim progressivamente transformados segundo a imagem moral e metafísica de CRISTO, desenvolvendo nele a nossa personalidade.

Noutras oportunidades, entretanto, precisamos da ajuda divina, daquele favor gratuíto, que nos ajude a fazer ou a ser algo que, de outra maneira, jamais conseguiríamos.

"ELES, POIS, O VENCERAM POR CAUSA DO SANGUE DO CORDEIRO E POR CAUSA DA PALAVRA DO TESTEMUNHO QUE DERAM E, MESMO EM FACE DA MORTE, NÃO AMARAM A PRÓPRIA VIDA."(Ap. 12:11).

No caso que estamos nos referindo, a ajuda divina consistiu em uma visão, de uma experiência mística, de alguma forma de comunicação, através de algum ser angelical ou diretamente, da parte do Senhor JESUS, o que é indicado pelo uso que aqui se faz da palavra Senhor, o que, no livro de Atos, quase sempre é uma referência ao Senhor JESUS CRISTO.

Amados, será que vocês já sentiram algum dia a ajuda de JESUS, e no final ter, em seu coração, a mesma certeza que Paulo teve quando assim se expressou?:

"PORQUE, ESTA MESMA NOITE, UM ANJO DE DEUS, DE QUEM EU SOU E A QUEM SIRVO, ESTEVE COMIGO, DIZENDO: PAULO, NÃO TEMAS...(Atos, 27; 23-24).

FONTES: Bíblia Sagrada

Livros: N.T. Introdução e Comentários -

NT Interpretado.

Wilson de Oliveira Carvalho.

Wil
Enviado por Wil em 28/11/2005
Código do texto: T77534